Senar Goiás oferece treinamento sobre uso eficiente da água no campo

Além de orientar o agricultor sobre o uso eficiente da água na propriedade, o treinamento promove formação profissional para o trabalhador rural, melhoria na qualidade de vida e para o meio ambiente

 

Com as variações climáticas e o consumo descontrolado de água, em época em que se fala tanto sobre a importância do uso consciente desse recurso natural, ações que levam ao menor consumo de água são extremamente relevantes para a sociedade. O treinamento de ‘Operação e Manutenção de Sistema de Irrigação – por Aspersão’, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), além de orientar o agricultor sobre o uso eficiente da água na propriedade, promove formação profissional para o trabalhador rural, melhoria na qualidade de vida e para o meio ambiente.

Na capacitação do Senar Goiás, os agricultores aprendem avaliar a aplicabilidade da irrigação por aspersão nas propriedades. Neste sentido, o treinamento contribui não apenas com o meio ambiente, mas proporciona economia ao produtor aumentando sua margem de lucro. De acordo com a consultora técnica do Senar Goiás, Sílvia Romano, o treinamento ‘Operação e Manutenção de Sistema de Irrigação – por Aspersão’ oferece aos participantes a oportunidade de conhecer as práticas adequadas e novas tecnologias usadas na irrigação. “É muito importante que o produtor rural saiba usar a quantidade de água necessária na produção e o momento exato para que se proceda a irrigação. Além do produtor economizar água e energia, ele estará assegurando um melhor desempenho em termos de produtividade e também contribuindo na preservação do meio ambiente”, ressalta.

O treinamento possui carga horária de 24 horas, sendo dividida em três dias, com 8 horas diárias. O conteúdo programático apresentado aos alunos contém informações sobre segurança no trabalho, manejo do solo e água, informações básicas sobre irrigação, identificação dos componentes do sistema de aspersão, alinhamento do conjunto moto-bomba, medição do volume de água para irrigação, distribuição das tubulações e espaçamento dos aspersores, partida do conjunto moto-bomba, operação do sistema de irrigação, manutenção do equipamento e avaliação do desempenho – uniformidade de aplicação dá água. Na conclusão da atividade, o aluno deve aprender a regular o sistema na sequência correta com técnicas apropriadas para melhor utilização da água.  O sistema de irrigação por aspersão é mais utilizado na produção de hortaliças. Neste tipo de irrigação, a água é lançada sob pressão em forma de gotas, imitando a chuva, molhando por completo a área e demanda um volume maior de água.

O Senar Goiás também oferece o treinamento de ‘Operação e Manutenção de Sistema de Irrigação – Localizada’, no qual o aluno aprende a identificar os componentes do sistema visualmente e manualmente. A técnica é utilizada em culturas perenes e semiperenes como café, mamão, tomate, coco, banana, entre outros.

Os interessados em obter mais informações sobre os cursos do Senar Goiás podem entrar em contato no número 62 3096-2700.

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar

Foto: Mendel Cortizo