Senar oferece 12 novos cursos pelo Pronatec

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás irá oferecer, em 2015, 12 novos cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em reunião realizada na Reitoria do Instituto Federal Goiano (IFGoiano), representantes do Senar, do IFGoiano e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Sectec-GO), discutiram, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a primeira etapa da definição das vagas e municípios a serem atendidos pelo programa.

A destinação das vagas foi definida de acordo com o Mapa de Demandas Identificadas (MDI) feito pelo Ministério da Educação. O número exato de vagas oferecidas e os municípios a serem atendidos por cada demandante (Senar, IFGoiano e Sectec) serão divulgados até o dia 16 de março. A expectativa do Senar é ofertar 14 mil vagas em todo o Estado, para cursos em diversas áreas do setor rural. Entre os 12 novos cursos oferecidos pelo Senar Goiás que são novidades este ano os cursos em produtor agropecuário, agricultor orgânico, criador de peixe em tanque rede e tratorista agrícola (veja lista completa abaixo).

A partir do dia 17 de março haverá a divulgação das turmas e início das matrículas. O aluno inscrito não irá arcar com custo algum. Todo o material, tais como cartilhas, cadernos, apostilas e mochilas serão oferecidos pelo Pronatec do Senar, além de uma ajuda de custo.

Pronatec do Senar

O Pronatec do Senar oferece capacitação gratuita para produtores, famílias rurais e interessados em atuar no campo. Podem participar jovens a partir dos 15 anos, que possuam CPF válido e documento com foto.

Desde 2011, ano em que foram realizadas as primeiras turmas do Pronatec, o Senar Goiás vem ampliando a atuação e crescendo em número de turmas e profissionais capacitados. Além de o número de cursos oferecidos ter saltado de 12 para 33, o número de vagas cresceu de 6 mil, em 2014, para uma expectativa de 14 mil vagas em 2015.

 Confira os cursos oferecidos pelo Pronatec do Senar em 2015

Dentre os já existentes estão: Apicultor; artesão de Biojoias; artesão de pintura em tecido; assistente de planejamento e controle de produção – bovinocultura de leite; avicultor; bovinocultor de corte; bovinocultor de leite; domador de cavalos; equideocultor; forragicultor; fruticultor; horticultor orgânico; inseminador artificial de animais; operador de máquinas e implementos agrícolas; operador de sistema de irrigação; ovinocultor; piscicultor; produtor de olerícolas; suinocultor; viveiricultor e viveirista de plantas e flores.

Já os 12 novos cursos implementados foram: Assistente de planejamento e controle de produção – Ilpf; Assistente de planejamento e controle de produção – agricultura orgânica; assistente de planejamento e controle de produção – bovinocultura de corte; assistente de planejamento e controle de produção – fruticultura; criador de peixe em tanque rede, criador de peixe em viveiro escavado; produtor agropecuário; agricultor agroflorestal; agricultor familiar; tratorista agrícola; agricultor orgânico e auxiliar agropecuário.

Por: Douglas Freitas