Sexta-feira 13, de tempo aberto e possibilidade apenas para eventuais pancadas de chuvas

Áreas de instabilidade podem ser observadas em vários pontos das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste nessa manhã de sexta-feira. Porém, mesmo com nuvens no céu, o tempo seguirá firme e com chances de chuvas apenas sobre a faixa central do Brasil, ou seja, sobre as regiões sul do Mato Grosso e de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Contudo, essas eventuais chuvas que possivelmente virão a ocorrer serão somente na forma de pancadas e muito localizadas. Assim, as condições ainda se manterão bastante desfavoráveis ao desenvolvimento do milho safrinha e das demais culturas de segunda safra. Somente no domingo é que uma nova frente fria irá avançar pela região Sul, onde deixará o tempo mais instável e com chances bem maiores para ocorrência de chuvas sobre toda a região Sul e também metade sul do Mato Grosso do Sul. E a tendência é que esse novo sistema vá avançando pela região Sudeste no começo da semana que vem e com isso venha a trazer chuvas também para São Paulo, sul de Minas Gerais e oeste do Mato Grosso, bem como no Mato Grosso do Sul e na terça feira essas chuvas poderão chegar ao sul de Goiás e a toda metade sul de Minas Gerais.

Desse modo, o começo da semana que vem poderá ser um pouco mais chuvoso, mas, infelizmente, como essas chuvas continuarão sendo na forma de pancadas, as condições ainda se manterão desfavoráveis ao desenvolvimento das culturas de 2ª safra, com exceção apenas para as culturas cultivadas no Paraná, Mato Grosso do Sul, faixa oeste do Mato Grosso e no extremo sul de Goiás. Já em São Paulo e no triângulo e sul mineiro as chuvas do começo da semana que vem poderão atrapalhar o pleno andamento da colheita do café e da cana de açúcar, mas nada que venha a causar impactos negativos a essas lavouras. No Rio Grande do Sul, como também em Santa Catarina e Paraná essas chuvas manterão as condições favoráveis ao plantio e desenvolvimento das culturas de inverno, como o trigo. Fato esse que não será tão bom aos triticultores mineiros.

As temperaturas aos poucos irão se reduzir por conta da passagem desse sistema meteorológico, mas não há riscos para formação de geadas e nem tão pouco danos a nenhuma lavoura.

image001 image002 image003

Por: Marco Antonio