Sistemas de produção sustentáveis apresentados na África

Agricultura - 11 de setembro de 2019

A empresa Bayer apresentou um novo programa de produção sustentável de batata e batata-doce na África, buscando aumentar a sustentabilidade e garantir a segurança alimentar do continente. Intitulado Root2Successs, o programa foi apresentado durante o congresso da African Potato Association, em Kigali, Ruanda.

Nesse cenário, o conceito suporta sistemas de produção sustentável que abrangem a rotação de culturas, a preparação do solo, as culturas de captura e cobertura e o uso dos programas de proteção de culturas Emesto, Velum e Serenade. A experiência irá ser desenvolvida em um total de quatro anos e contemplara pequenos produtores que tem alguma parceria com a empresa.

De acordo com Diana Gitonga, que é gerente de pequenos agricultores da Bayer no leste da África, a situação atua é entusiasmante, pois a produtividade dos agricultores pode dobrar, caso essas técnicas sejam implementadas. “É extremamente gratificante receber tantas respostas positivas dos agricultores. Os agricultores estão felizes e reconhecidos pelo alcance da Bayer, transferência de conhecimento e treinamento com batatas para melhorar a sua renda”, comenta.

Tanto a batata quanto a batata-doce são ricas em amido e contêm altos níveis de vitaminas e minerais essenciais, contribuindo para a segurança alimentar e para uma vida mais saudável. Os agricultores africanos cultivam batatas em rotações estreitas, devido à pressão econômica e à falta de colheitas alternativas, sendo que esse ambiente contribui para o desenvolvimento de pragas e doenças de solo, além de perdas de rendimento e qualidade.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems


Outras Notícias