Site disponibiliza previsão diária de geada para as próximas 48 horas

Agricultura - 15 de abril de 2020

O frio está voltando ao território catarinense e, com ele, o risco de geada. Aviso meteorológico emitido pela Epagri/Ciram no dia 14 indica previsão de geada até às 9h de sábado, dia 17. O fenômeno natural pode acarretar prejuízos para agricultura e pecuária e uma previsão precisa dos dias, regiões e intensidade em que vai ocorrer ajuda o agricultor a tomar a decisão mais acertada na condução de seus negócios.

Foi pensando nisso que a Epagri/Ciram reformulou e colocou novamente em seu site a Previsão de Geadas Online. O produto, que está disponível para livre acesso, apresenta em mapas a previsão de ocorrência de geada para o Estado para as próximas 24 e 48 horas, em três níveis de intensidade.

Probabilidade e intensidade

No mapa, o internauta vai visualizar tons em amarelo, que correspondem às baixas probabilidades de ocorrência do fenômeno, e tons azuis, que representam maiores riscos.

Também é possível ver a intensidade prevista, dividida em três classes: geada (temperatura mínima de relva menor que 0ºC), geada moderada a forte (temperatura mínima de relva menor que -2ºC) e geada forte (temperatura mínima de relva menor que -6ºC).

Quem estiver navegando no link vai optar também em ver a previsão de geada nas três intensidades para as próximas 24 horas (botão Dia 1) e para as próximas 48 horas (botão Dia 2).

Carlos Eduardo Salles de Araujo, pesquisador da Epagri/Ciram e um dos desenvolvedores da ferramenta, explica que ela é importante para apoiar produtores rurais na tomada de decisão diante da iminência da geada. Avaliando os riscos de ocorrência do fenômeno na sua região, o agricultor pode adotar medidas de proteção de seu cultivo, como, por exemplo, o ensacamento de frutos e a cobertura de mudas.

Automática

A Previsão de Geadas Online é feita diariamente de forma automática, sem necessidade de intervenção humana. É um modelo matemático estatístico desenvolvido pelos pesquisadores da Epagri que cruza dados de previsão de umidade relativa do ar e velocidade de vento a ocorrerem no mesmo horário previsto para a temperatura mínima diária. “Utilizando ajustes de funções matemáticas, são geradas as imagens de previsão de geadas para 24 e 48 horas “, explica Carlos Eduardo.

Fonte: Ciram Epagri

Crédito: DP Pixabay


Outras Notícias