Soja amplia perdas nos EUA

Especulação aguarda novidades no plano tarifário adicional de Trump contra China

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na segunda-feira (17.09) perdas de 7,00 pontos no contrato de Novembro/18, fechando em US$ 8,2350 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 6,50 e 7,00 pontos.

O mercado norte-americano da soja abriu a semana ampliando perdas nos principais contratos futuros, com indefinição da disputa EUA/China pressionando cotações por um lado, mas a boa demanda limitando perdas por outro. A T&F Consultoria Agroeconômica destaca que o Rabobank, no entanto, acredita que a China terá de recorrer à soja dos EUA ainda este ano.

A Consultoria AgResource aponta que o mercado da soja liderou a sessão de hoje no vermelho, uma vez que a especulação aguarda qualquer novidade sobre o adicional plano tarifário de Trump sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses: “O volume de operações é medíocre, com fundos especulativos adicionando posições vendidas na soja”.

“O Mercado financeiro norte-americano, também estático, é totalmente dependente de qualquer resolução sobre a retórica comercial EUA-China, uma vez que o Governo chinês promete retaliação sobre a indústria de tecnologia estadunidense, que hoje possuem centros de manufatura no país asiático. As posições atualizadas dos fundos trazem um aumento de 5,5 mil contratos líquidos vendidos da soja-grão-CBOT. O total acumulado soma 68 mil posições líquidas no lado da venda”, concluem os analistas da ARC.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems