Soja cai nos EUA com pressão brasileira

Pressionada pelo avanço da colheita brasileira, apesar das chuvas

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na segunda-feira (18.03) baixa de 3,50 pontos no contrato de Maio/19, fechando em US$ 9,0575 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 3,25 e 3,75 pontos.

Os principais contratos futuros abriram a semana com perdas no mercado norte-americano da soja, pressionados pelo avanço da colheita brasileira, apesar das chuvas. “O USDA exibiu Inspeções de Exportação de 841.888 MT para todos os destinos durante a semana de 14 de março. Isso foi ligeiramente menor do que há uma semana, mas 68,23% maior do que na mesma semana do ano passado. Desse total, 268.930 MT foram para a China”, ressalta o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco.

De acordo com a AgResource, desde o início da Guerra Comercial, a especulação mostrou uma sensibilidade maior nas reações às novidades políticas do relacionamento entre EUA e China, do que os outros mercados financeiros: “Este movimento é observado pela alavancagem financeira necessária para controlar as posições de futuros, aqui em Chicago. O noticiário internacional foi tomado por indicativos de que a reconciliação comercial entre Trump e Jinping poderia ser postergada para junho. Entretanto, ninguém em Washington confirmou o boato.

“Além do mais, se as negociações não forem efetivadas no curto-prazo, o presidente estadunidense deverá elevar as tarifas de importações sobre a China. A ARC não acredita na prolongação desta tentativa de reconciliação. Fundos de gestão ativa somaram a maior posição da história no lado da venda, para o milho, num total de 258mil contratos líquidos”, conclui a ARC Mercosul.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems