Soja em alta com acordo EUA/China próximo

Parlamento chinês deu luz verde para projeto de reforma econômica pedido por Washington

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (15.03) alta de 10,75 pontos no contrato de Maio/19, fechando em US$ 9,0925 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 10,00 e 10,75 pontos.

Os principais contratos futuros fecharam a semana com ganhos significativos no mercado norte-americano da soja, com expectativa sobre um acordo entre Estados Unidos e China. “As negociações, apesar de difíceis, caminham para uma evolução positiva. O parlamento chinês deu luz verde para projeto de reforma econômica que viria de encontro ao que Washington está reclamando de Beijing, o que melhora as expectativas de um possível acordo”, ressalta o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco.

De acordo com a AgResource, o Mercado em Chicago adicionou prêmios de alta, especulando um acordo comercial entre EUA e China. A ARC afirma que não foi alertada de nenhuma nova demanda chinesa por grãos norte-americanos, entretanto “há relatos de que os importadores da China aumentaram o volume de ofertas para compra, quando comparado aos últimos dias. Além do mais, as análises técnicas não justificam a continuação estrutural de vendas por parte dos fundos de gestão ativa, diminuindo o efeito de pressão sobre os preços”.

“Nossa mesa de análise afirma que ainda haverá dias de novas baixas na CBOT, entretanto o sentimento do mercado continua apontando para um novo posicionamento que irá favorecer a recuperação expressiva das cotações internacionais. Um momento de adicionar novas vendas no mercado físico brasileiro tem se aproximado, porém será passageiro”, conclui a ARC Mercosul.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems