Soja em alta com sinais de acordo EUA/China

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na terça-feira (12.02) alta de 12,50 pontos no contrato de março/19, fechando em US$ 9,175 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 11,75 e 12,50 pontos.

Os principais contratos futuros reverteram as expectativas e avançaram no mercado norte-americano da soja, com esperanças em possível acerto comercial dos Estados Unidos com a China. O gigante asiático “comprou nove cargos de soja norte-americana nos últimos dois dias, elevando entre 5 e 10 cents os prêmios em geral. A empresa estatal chinesa Sinograin também comprou três cargos de soja argentina e 6 cargos do Brasil”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a Consultoria AgResource, assim como já era de se esperar, a política dominou a CBOT neste início de semana: “Um sentimento otimista sobre a Guerra Comercial pairou sobre os bastidores aqui de Chicago hoje, impulsionando um agressivo movimento de compras. Entretanto, a recuperação das cotações da soja não traz tanta convicção, uma vez que ainda não foram concluídas as negociações entre EUA e China”.

Apesar de conversas já estarem acontecendo, representantes do “alto-clero de Trump e Jinping” só se encontrarão na quinta-feira hoje (14.02). A ARC reafirma que um acordo entre as nações será presente, entretanto ainda impossível de prever a viabilização desta reconciliação comercial.

“Na Argentina, a falta de soja disponível nos últimos 12 meses forçou a maior importação do grão na história do país, totalizando 6,6 MT. No último semestre de 2018 a principal origem destas compras foram os EUA, que possuía a soja mais barata frente a concentração da demanda chinesa no Brasil”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems