Soja: Mercado na CBOT avança cerca de 8 pts nesta manhã de 2ª com operadores atentos ao clima nos EUA

As cotações futuras da soja na Bolsa de Chicago operam com alta próxima de 8 pontos nesta manhã de segunda-feira (1º) após fecharam a sessão da última sexta-feira praticamente estáveis. Os operadores no terminal externo estão bastante atentos ao clima nos Estados Unidos. Esse é o mês mais importante para o avanço do plantio da oleaginosa no país, apontam analistas internacionais.

Por volta das 07h18, o contrato maio/17 registrava US$ 9,53 por bushel com alta de 8 pontos, o julho/17 também subia 8 pontos, a US$ 9,64 por bushel. Já o agosto/17 estava sendo negociado a 9,65 por bushel com avanço de 7 pontos.

De acordo com informações de agências internacionais de notícias, o clima frio nos Estados Unidos está preocupando os operadores, pois aumenta as ameaças de redução na produção global de grãos. A produção de trigo no país já sente os reflexos do clima, a commodity registrava alta de mais de 2% nesta manhã.

“Com a geada em Kansas, Colorado e até mesmo se estendendo até Oklahoma, o mercado está preocupado com quanto da cultura foi danificada”, disse Andrew Woodhouse, analista de grãos da Advance Trading Australasia, em referência a queda do trigo. Esses estados são próximos de Iowa, maior origem produtora de soja dos EUA.

Na semana passada, analistas já apontavam que os próximos dias seriam de chuvas e frio nas áreas produtoras de soja dos Estados Unidos. “O mercado agora opera em especulações sobre oscilações climáticas para os Estados Unidos e clarificações sobre o padrão climático para o Cinturão Agrícola norte-americano para meados de maio, quando a soja estará sendo plantada na maioria do país”, explicou a consultoria AgResource Brasil (ARC Brasil).

O mercado interno da soja não funciona nesta segunda-feira por conta do feriado nacional do Dia do Trabalho. Os negócios voltam ao normal já nesta terça-feira (2).

Fonte: Notícias Agrícolas