Soja segue caindo com clima positivo nos EUA

Mercado à espera também do resultado das reuniões Estados Unidos x China

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quarta-feira (21.08) perdas de 15,75 pontos no contrato de Novembro/18, fechando em US$ 8,7025 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 14,25 e 16,75 pontos.

O mercado norte-americano da soja teve um dia de perdas nos principais contratos futuros, com o mercado à espera do resultado das reuniões EUA-China e olhando o clima. Segundo a empresa de meteorologia DTN, não há previsão de calor intenso na região do Meio Oeste norte-americano pelo menos até o próximo domingo, o que deve beneficiar as lavouras nos estágios finais de desenvolvimento.

A Consultoria AgResource destaca que o mercado estende a tendência de baixa consecutiva na soja: “A pressão é decorrente do posicionamento dos fundos especulativos, que continuam na intenção de adicionar vendas frente ao início de uma colheita recorde nos Estados Unidos. Apesar de problemas pontuais para a safra norte-americana neste ano, a ARC ressalta que a grande maioria do Cinturão Agrícola estadunidense segue com um cenário quase ideal de desenvolvimento”.

“Além do mais, o atual período é, sazonalmente, marcado por uma redução na volatilidade diária. Por outro lado, as projeções climáticas para a safra sul-americana 2018/19 já começa a trazer alguns pontos de preocupação. A formação de um El Niño no último trimestre deste ano coloca as incertezas diante de uma próxima safra saudável. Caso confirmado, o fenômeno El Niño possui a tendência de gerar um padrão de chuvas escassas para o centro brasileiro”, concluem os analistas.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems