Soja sobe com volta das compras chinesas

Traders relataram que estatais chinesas compraram 500 mil toneladas de soja norte-americana

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quarta-feira (12.12) alta de 5,00 pontos no contrato de Janeiro/19, fechando em US$ 9,20 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 4,50 e 5,00 pontos.

O mercado norte-americano da soja teve mais uma sessão de ganhos nos principais contratos futuros, refletindo um maior otimismo do mercado com as negociações comerciais entre Estados Unidos e China após traders relatarem que estatais chinesas compraram 500 mil toneladas de soja norte-americana. “De acordo com relatos recentes, o país asiático concordou em comprar um grande volume de soja norte-americana, reduzir tarifas sobre automóveis dos EUA e ampliar a abertura para companhias estrangeiras”, observa a T&F Consultoria Agroeconômica.

“A resolução do comércio global é uma das questões mais importantes para os mercados nesta passagem de ano. O lado positivo é que negociadores norte-americanos e chineses parecem estar se esforçando”, disse Viktor Hjort, diretor global de estratégia de crédito do BNP Paribas.

“Além disso, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) disse que exportadores relataram vendas de 130.632 toneladas de soja para o México e de 110 mil toneladas para destinos não revelados, com entrega prevista para o ano comercial 2018/19. O enfraquecimento do dólar ante o real contribuiu para os ganhos, já que tende a desestimular as exportações brasileiras da commodity. O Brasil é o principal concorrente dos EUA no mercado de exportação de soja”, conclui Pacheco.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems