Soja tem início de semana com Chicago em queda de olho no clima e à espera do USDA

A semana começa com preços em queda no mercado futuro norte-americano de soja. As cotações da oleaginosa, por volta de 8h05 (horário de Brasília), recuavam entre 5,75 e 6 pontos. Dessa forma, o janeiro/18 era cotado a US$ 9,83 e o maio/18 – referência para a safra americana – a US$ 10,06 por bushel.

Mais uma vez, os negócios são retomados na Bolsa de Chicago com os traders de olho no quadro climático da América do Sul, além dos ajustes necessários – e típicos – pré relatório mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que chega nesta terça-feira (12).

Analistas internacionais afirmam que as previsões climáticas mais atualizadas indicam algum alívio, mesmo que momentâneo, para regiões que vinham sofrendo com a falta de chuvas na América do Sul e isso ainda pesa sobre a commodity.

Olhos voltados ainda para o financeiro, especialmente o dólar e o petróleo.

Mercado Nacional

No mercado brasileiro, as expectativas, como explica o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, são de que haja algum “espaço para novos negócios nestes próximos dias, com apelo no grão de curto prazo para embarques em dezembro e janeiro, e assim boa presença de compradores para suprir os volumes que os exportadores necessitam”.

Fonte: Notícias Agrícolas