Solução para resistência a herbicidas está chegando

Pragas resistentes a herbicidas estão ameaçando a segurança alimentar no mundo, mas pesquisadores da Universidade de Queensland avançaram um passo para a solução deste problema com uma descoberta. A Escola de Química e Ciências Moleculares da universidade, em um estudo liderado pelo professor associado Luke Guddat, descobriram como o penoxsulam, o ingrediente ativo do herbicida mais vendido para o arroz, funciona.

“O penoxsulam controla pragas como capim, brachiaria ou cyperaceae, e se tornaram o maior foco de pesquisa devido ao número de ervas daninhas que desenvolveram resistência aos herbicidas”, afirmou o Dr. Guddat.

“Entender como funciona deve ajudar no manejo de resistência do herbicida não somente para produtores de arroz, mas também para produtores de trigo, relva e vinho em todo o mundo. Esses componentes tem mostrado ter níveis extremamente baixos de toxicidade ao meio ambiente”, acrescentou o pesquisador.

Os pesquisadores esperam que a descoberta contribuirá para projeta a próxima geração de herbicidas comercialmente seguros e efetivos para enfrentar o grande número de ervas daninhas que se tornam resistentes. A resistência aos herbicidas causa redução da renda de produtores, apesar dos gastos globais de US$ 30 bilhões anualmente nos produtos.

A pesquisa conduzida pelo Dr. Thieery Lonhienne e o Dr. Mario Garcia usaram estudos cristalográficos para capturar os mecanismos dos herbicidas em ação. “Nós descobrimos que o penoxsulam combina com uma enzima na erva daninha e previne ela de descarrilar de sua função normal, que é produzir aminoácidos, os blocos fundamentais de proteínas”, afirmou Guddat.

“Felizmente, os humanos e outros animais não possuem essa enzima e então os compostos de penoxsulam são relativamente seguros nas concentrações usadas nas aplicações de campo”.

Fonte:  AGROLINK –Leonardo Gottems 

Imagem créditos: Divulgação