Startups auxiliam a hidroponia

Algumas startups de hidroponia estão auxiliando os agricultores ao redor do mundo a produzirem mais alimentos. Além disso, essa técnica agrícola usa até 90% menos água do que a agricultura convencional baseada no solo. Macro e micronutrientes na água são alimentados diretamente à planta, ajudando-a a crescer mais rapidamente e obtendo um melhor rendimento.

Rahul Dhoka, fundador da Green Rush Organics e consultoria agrícola de hidroponia Acqua Farms, cultiva mais de 6.000 plantas em apenas 80 pés quadrados de espaço. Ele cultiva tudo, desde manjericão italiano a carambola (ajwain), hortelã, espinafre, alface e uma série de verduras e ervas arborizadas. Além disso, ele planta esses vegetais usando plantadeiras feitas de tubos de PVC. “Além de um kit inicial, a Acqua Farms também fornece configurações para sistemas maiores de plantadeiras com 24, 48, 72, 96 e até 1.000, dependendo do que o usuário precisa. Eles também têm um serviço baseado em assinatura para aqueles que não têm conhecimento de hidroponia, onde, contra uma quantia mensal, atribuem ao usuário um engenheiro agrônomo que cuida de suas plantas e o monitora uma vez por semana”, comenta.

Fundada pelo engenheiro de software que virou agricultor de hidroponia, Ajay Naik, a Letcetra Agritech na área de Mapusa, em Goa, é a primeira fazenda de hidroponia interna, que cultiva vegetais de boa qualidade e livres de pesticidas. Sua fazenda, com 150 metros quadrados, produz toneladas de vegetais folhosos, como alface, além de tomate cereja, pimentão e manjericão. “A Letcetra se expandiu para incluir mais duas fazendas, com uma área total de 2.300 metros quadrados. O produto fresco combinado das três fazendas reunidas é de cerca de 6 a 8 toneladas de diferentes variedades de alface e outros vegetais folhosos, por mês”, relata Deccan Herald.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems