Tela pronta tem mais eficiência para a lucratividade da pecuária no Norte do Brasil

A região Norte detém 23% do rebanho bovino do país. Com mais de 48,6 milhões de cabeças de animais, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins formam a segunda área brasileira com maior quantidade de gado, o que torna necessária a implementação de medidas que mantenham o negócio sustentável, como a eficiência no cercamento das criações nas propriedades.

“Manter o bem-estar dos animais e a eficiência no aproveitamento das pastagens é essencial para a lucratividade da pecuária. Por isso, cercas eficazes são tão importantes. Além de evitar a fuga dos animais, ajudam a melhorar o manejo das pastagens, permitindo que se crie mais animais sem a necessidade de aumentar a área, levando o pecuarista a ter um ganho significativo na produção apenas com o redimensionamento dos pastos”, afirma o analista de mercado agro da Belgo Bekaert, Tiago Jaquetto.

Médico veterinário e especialista em gestão de negócios, Jaquetto destaca que cercas prontas oferecem uma relação positiva de custo e benefício para o produtor rural, tendo em vista que oferecem agilidade e versatilidade para um cercamento inteligente. Telas com proteção de ligas especiais de zinco e alumínio, garantem alta durabilidade as cercas, proporcionando economia tanto na reposição dos arames (telas), quanto na manutenção.

“Nós desenvolvemos, por exemplo, a Tela Belgo Bovino com objetivo de substituir arames tradicionais, que, além de não entregarem grande eficiência na contenção dos animais, são colocados fio a fio nas cercas e demandam mais tempo e mais madeira. A Belgo Bovino tem cinco fios horizontais e um vertical a cada 30 centímetros, impedindo até que o gado passe a cabeça pela cerca”, diz.

Parece simples, mas o fato de impedir essa travessura do rebanho evita que a estrutura da cerca seja forçada e tenha sua durabilidade reduzida sensivelmente – alerta o especialista. “Além disso, a cerca pronta tem mais firmeza e estabilidade, permitindo o aumento da distância entre os postes intermediários, gerando economia em madeira e mão de obra.”

Atenta a essa inovação, as lojas Casa da Lavoura – do Grupo Supremax –, que atua em Rondônia e Acre, saíram na frente da concorrência estão oferecendo o produto a pronta entrega para pecuaristas que buscam eficiência e agilidade associado a produtos inovadores no mercado nacional.

Fonte: Texto Comunicação