Temer recebe vice-presidente de Angola para tratar do estreitamento das relações bilaterais

O presidente da República, Michel Temer, e o vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, trataram em audiência no Palácio do Planalto,sobre a importância de estreitar as relações do Brasil com o país africano. Eles consideram que a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Durante o encontro no Planalto, Domingos Vicente expressou agradecimento pelo terreno concedido pelo Brasil para construção da nova sede da embaixada de Angola em Brasília.

Relações com Angola

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em novembro de 1975. As relações diplomáticas com o país africano são pautadas na Declaração de Parceria Estratégica, assinada em junho de 2010. O documento delimita áreas de interesse recíproco e prioridades em termos de cooperação técnica, concertação política e integração econômica.

Angola é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na África. Entre 2002 e 2008, a corrente de comércio bilateral cresceu mais de vinte vezes, chegando a US$ 4,21 bilhões.

Fonte: Portal do Planalto