Temporais devem atingir a região sul nesta terça-feira

A partir da tarde a chuva já começa a reduzir de intensidade e no fim do dia o tempo já se encontra mais firme

Na segunda-feira (12) uma área de baixa pressão que já vem provocando muita chuva pela manhã na Argentina, se intensifica ao longo do dia levando chuva de moderada a forte intensidade no Uruguai e, a partir do fim da tarde, no oeste do Rio Grande do Sul. No restante do estado e da Região Sul o predomínio é de tempo firme e o destaque fica para as temperaturas elevadas e sensação de abafamento.

O tempo fica mais fechado, com ocorrência de chuva fraca no leste de Santa Catarina e do Paraná, devido à atuação dos ventos de leste que transportam umidade para a costa.Na madrugada da terça-feira (13) a frente fria já começa a se formar e o dia começa com temporais no oeste do Rio Grande do Sul, que se estendem ao longo da manhã para o sul do estado. Com o deslocamento lento do sistema, as chuvas atingem a porção central e o noroeste gaúcho a partir do fim da tarde, e durante a madrugada de quarta-feira (14) passa a atuar nas demais regiões e no oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Ao longo do avanço da frente fria há risco para ocorrência de temporais e queda de granizo, no entanto, é a intensidade dos ventos que pode causar maiores problemas.

Frente fria associada a ciclone avançará para Norte, alcançando o Rio Grande do Sul. Antes desta frente chegar, fortes rajadas de vento norte quente e seco ocorrerão e podem causar transtornos em algumas cidades.

Na sequência, no avanço da frente pelo território gaúcho ao longo da terça, são esperados temporais em diversas regiões e que poderão ser muito fortes e com alto risco de danos.

A frente e os temporais atingem o Oeste, região de Uruguaiana, já no fim da madrugada ou manhã desta terça, deslocando-se durante o dia para as outras regiões, que ainda terão sol e calor muito intenso (36ºC a 38ºC) antes da chuvarada.

Fonte: Agrolink c/Inf. Assessoria