Terça-feira com chuvas no Centro-Sul do Brasil

A frente fria que está sobre o Sul do Brasil ganha forças nessa terça-feira e além de manter as chuvas sobre o Paraná e Mato Grosso do Sul, também irá provocar chuvas de moderada a forte intensidade em São Paulo e sobre as regiões sul e sudoeste de Minas Gerais. E aos poucos esse sistema irá avançar sobre a região Sudeste onde também irá provocar chuvas entre a quarta e quinta-feira nas regiões oeste e sul do Mato Grosso e extremo sul de Goiás, bem como em Rondônia. Nas demais localidades do Brasil, o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas.

                Com chuvas no Sul e em grande parte do Sudeste e em áreas do Centro-oeste, lavouras de milho safrinha e de algodão serão beneficiadas, porém, como essas chuvas não serão generalizadas, as perdas de produtividade nessas culturas continuarão ocorrendo, sendo que as previsões de produção esse ano poderão ficar ao redor dos 50 milhões de toneladas, muito abaixo dos 57 milhões estimado no começo da safra. Por outro lado, essas chuvas irão atrapalhar o andamento da colheita da cana de açúcar e do café, mas sem que haja prejuízos às culturas. E esse tempo fechado e com chuvas deverá se prolongar até a quinta-feira, sendo que na sexta-feira o tempo abre em todo o Brasil novamente.

                Com relação as temperaturas, apesar da passagem da frente fria, essas não irão despencar como a 15 dias atrás, tanto as mínimas quanto as máximas continuarão seguindo o mesmo padrão desse começo de semana. Ou seja, não há riscos para formações de geadas e nem tão pouco qualquer outro dano que um frio mais extremo possa provocar nas plantas.

image001 image002 image003 image004