Uruguai: setor leiteiro pede US$100mi de subsídio ao governo

O setor leiteiro de San José, departamento do Uruguai, aproveitou o Conselho de Ministros e a presença de autoridades do governo no local para solicitar o apoio de US$100 milhões. Antes disso, o subsecretário de Pecuária, Agricultura e Pesca, Enzo Benech, já havia dito que não iria haver subsídio para os produtores de leite.

No sábado, delegações de associações se reuniram com autoridades do governo, oportunidade na qual se entregou uma nota ao subsecretário de Economia e Finanças, Pablo Ferreri.

No domingo, houve outra reunião do setor leiteiro com Enzo Benech, ao qual também foi entregue uma nota com o mesmo pedido.

A carta das associações rurais de San José diz que “a viabilidade do setor depende de um ingresso de 100 milhões de dólares em um curto prazo, devido ao forte endividamento ocorrido no último ano”.

Eles ainda escrevem que a queda de produção é de 1 milhão de litros diários e traz como consequência o “desestímulo dos produtores” e o abandono da atividade, que se deve à venda de vacas leiteiras para os frigoríficos e também um menor racionamento de vacas na produção.

Resposta negativa

Benech disse que “não é fácil vir e pedir 100 milhões de dólares” e expressou, ainda, que o Uruguai exporta 75% do leite que produz, de modo com o qual o preço “não fixa no país”.

“Somos tomadores de preço e os custos de produção são difíceis de se alterar. Creio que esta questão deve ser tratada com muita cautela e não alimentar falsas expectativas. Se são necessários 100 milhões de dólares, se nos pedem um empréstimo, qualquer sistema financeiro, se possuem garantias e intenção de pagamento como o setor leiteiro sempre vem demonstrado, é um tema financeiro. Se querem subsídio, digo a eles que me parece muito difícil, porque temos que administrar os dinheiros públicos e também temos dificuldades e temos que ser muito responsáveis com isso”, disse.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Todoelcampo.com.uy