USDA quer maior uso de biocombustível

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está estabelecendo uma meta de uma mistura de 30% de biocombustíveis no suprimento de combustível dos Estados Unidos até 2050, disse o secretário de Agricultura, Sonny Perdue.  O maior uso de biocombustíveis foi um dos quatro objetivos de uma “agenda de inovação” em todo o departamento para aumentar a produção agrícola em 40% e reduzir o impacto ambiental da agricultura pela metade.

“Essa agenda é um esforço estratégico em todo o departamento para alinhar melhor os recursos, programas e pesquisas do USDA para fornecer aos agricultores as ferramentas necessárias para o sucesso”, disse Perdue. “Também estamos constantemente atentos à necessidade de o setor agrícola dos EUA ser ambiental, social e economicamente sustentável para manter nossa posição como líder nos esforços globais para atender à demanda”, completa.

Em energia renovável, a agenda pede maior eficiência da produção e maior produção de matérias-primas “para atingir taxas de mistura orientadas pelo mercado de 15% dos combustíveis de transporte em 2030 e 30% dos combustíveis de transporte em 2050”. Atualmente, os biocombustíveis, principalmente o etanol de milho, respondem por pouco mais de 10% do combustível queimado por carros e caminhões leves.

Os biocombustíveis são “um dos mais fáceis de alcançar”, disse Perdue durante uma entrevista coletiva. Ele apontou a decisão da administração na primavera passada de permitir a venda de E15, durante todo o ano, uma mistura de 15% de etanol e gasolina.

Os outros objetivos de inovação são uma redução de 50% na perda e desperdício de alimentos até 2030; reduzir a perda de nutrientes em 30% até 2050 para melhorar a qualidade da água; melhorar o sequestro de carbono através da saúde do solo e silvicultura; e usando novas tecnologias para “alcançar uma redução líquida da pegada de carbono atual do setor agrícola até 2050 sem exceder a regulamentação”.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: DP Pixabay