Vespa minúscula pode controlar a mosca-da-fruta

Uma vespa parasita mostrou um potencial muito grande atacando e controlando a drosófila, uma mosca-da-fruta invasora e destrutiva, descobriram pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon (OSU), nos Estados Unidos. O controle biológico pode se dar por meio do uso de insetos benéficos para gerenciar outros insetos, o que significa usar menos pesticidas.

“A drosófila de asa manchada é muito difícil de controlar”, disse Vaughn Walton, professor e entomologista de extensão da Faculdade de Ciências Agrícolas da OSU. “Ele tem uma taxa de reprodução muito, muito alta, muitas gerações por ano. Por isso, ao usar pesticidas, eles precisam ser aplicados constantemente, às vezes duas a três vezes por semana”, completou.

Em média, a asa manchada drosophila, também conhecida pelo acrônimo SWD, destrói 10% do valor da fruta. Somente a administração da indústria de mirtilo custa US $ 100 milhões por ano. Outras culturas afetadas incluem morangos, framboesas, amoras, cerejas e, se as condições forem adequadas, uvas, uma possibilidade preocupante para a indústria vinícola do Oregon. Na Europa e no leste dos EUA, a praga já é um problema sério nas uvas para vinho.

Porém, uma minúscula vespa ( Pachycrepoideus vindemmiae ), estudada por Walton e colegas da OSU, poderia ajudar a parar a drosófila de asa manchada ( Drosophila suzukii ). “Com base na capacidade de sobrevivência e de matar hospedeiros da vespa, concluímos que ele tem um enorme potencial de biocontrole contra o SWD”, disse Walton.

Normalmente, um inseto parasita se enterra em seu hospedeiro, o que pode produzir anticorpos para combatê-lo. Mas o P. vindemniae deposita seus ovos na parte externa da pele das larvas, evitando os anticorpos. É isso que o torna tão eficaz, disse Walton.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems