Vulcano – Alternativa natural e eficiente para o solo

A prática da rochagem, conhecida também como remineralização do solo, é uma forma de fertilização que reúne característica de eficiência e sustentabilidade. A utilização de pó de rochas para o fornecimento de nutrientes traz algumas vantagens em relação às fontes solúveis de fertilizantes. Diante desse cenário, o Grupo V, que é o resultado da união da Civil Mineração com o Grupo Novavia, desenvolveu o primeiro remineralizador da Bahia, o Vulcano. Alinhado com os mais atuais conceitos de sustentabilidade, o grupo investiu no desenvolvimento em tecnologia e pesquisa para agregar valor aos seus ativos minerais e trazer soluções em fertilização e revitalização do solo.

O remineralizador é 100% natural, obtido diretamente da natureza, produzido unicamente a partir da fragmentação de rochas selecionadas. Sem transformação química, o que melhora a qualidade do solo, aumenta a produtividade das culturas, e reduz a necessidade de uso de fertilizantes e defensivos químicos, proporcionando o aumento da qualidade nutricional dos alimentos. “Nosso objetivo é desenvolver e disponibilizar ao mercado, produtos naturais e de qualidade, que tornem o solo mais fértil, possibilitando a produção de alimentos melhores e mais saudáveis, de maneira sustentável”, explica Rafael Valente, vice-presidente do Grupo Civil, do qual faz parte a Civil Mineração.

O Vulcano é compatível tanto com a agricultura orgânica quanto com a convencional, preserva a biologia do solo, não contamina rios e nem o lençol freático. É também um produto alcalino (pH 8,0), ou seja, contribui para a correção da acidez e pH do solo, aumentando a eficiência na absorção e utilização de nutrientes pelas raízes das plantas. O Estabelecimento Produtor e o produto Vulcano possuem Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e Certificação como Insumo Aprovado pelo IBD Certificações LTDA para uso na produção orgânica de acordo com a Lei Brasileira 10.831, Normas IBD/IFOAM, Regulamento CEE 889/08, Norma NOP, COR, Demeter e Norma JAS.

O processo de produção do remineralizador também possui certificação ISO 9001:2015 de qualidade para garantir que o produto seja comercializado com granulometria e teores adequados um remineralizador. “Não é de hoje que a necessidade de novos processos produtivos, associados ao uso racional do solo e de técnicas menos prejudiciais ao meio ambiente, tem permeado a produção mundial de alimentos” explica Rafael Valente.

O Vulcano foi elaborado em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apelo universal da Organização das Nações Unidas (ONU) para proteger o planeta, como o de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, deter a perda da biodiversidade e promover uma agricultura sustentável. Estes ODS, que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030, tem como um dos grandes desafios do futuro do planeta é garantir a produção de alimentos de qualidade adequada à demanda de um número crescente de seres humanos.

“Para contribuir na superação desse desafio, o Brasil precisa de novas soluções de manejo para utilizar o solo de maneira mais eficiente, e é com isso que o Vulcano vai contribuir” pontua Vitor Almeida, diretor do Grupo Novavia, que completa “Os remineralizadores vêm representando uma alternativa aos tradicionais fertilizantes solúveis, devido à solubilidade mais baixa e ao efeito residual por vários ciclos de lavouras. O retorno financeiro e produtivo é visível”.

DADOS:

  • O Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo.
  • Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), nos últimos 20 anos, o consumo de fertilizantes no País cresceu a uma taxa anual de 5,4%.
  • Foram importados no ano de 2019, quase 30 milhões de toneladas de fertilizantes, de acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). A demanda por esses insumos eleva a preocupação de técnicos da área, já que 87% desses fertilizantes vem de outros países, o que torna a produção dependente dessas importações.

Fonte/crédito: A & G Plus