Nutrição balanceada é fundamental para o bem-estar e a produtividade das aves

The white chicken in a farm

A nutrição é o item mais importante da planilha de custos da avicultura. “Para o sucesso da atividade – seja no segmento de corte ou de postura – a alimentação deve ser corretamente balanceada e conter ingredientes de alta qualidade que, efetivamente, contribuem para esperado desenvolvimento das aves”, alerta Vinícius Carvalho, diretor da Agronorte, indústria de nutrição animal com atuação no Norte/Nordeste do país.

Numa outra ponta, a nutrição é um dos principais pilares do bem-estar das aves. “O bom manejo nutricional colabora para o correto funcionamento do sistema imunológico, prevenindo doenças que comprometem a biosseguridade da granja, a saúde das aves e a produtividade”, explica Carvalho. “Além disso, é importante destacar que a água fornecida ao plantel também faz parte da alimentação e, assim, deve ser fornecida com qualidade, livre de contaminações.”

Sem nutrição adequada, a ave não atinge o potencial genético. Aves que não recebem dieta balanceada nas primeiras fases de vida, por exemplo, não conseguem ter desenvolvimento adequado e, consequentemente, não atenderão às expectativas de desempenho.

As recomendações nutricionais variam conforme a linhagem e a finalidade da atividade – produção de carne ou de ovos. Pensando nisso, a Agronorte desenvolveu duas linhas de rações especializadas para aves: a Linha Kintal Aves e a Linha Result Aves. A primeira atende aos produtores de frangos caipiras e aves de postura desde a fase de crescimento até a final. A segunda tem como objetivo o rápido crescimento e a engorda das aves, atuando desde a fase pré-norte até a final.

“A Agronorte atua há décadas na avicultura e somos especialistas nas regiões Norte e Nordeste. Assim, conhecemos as necessidades dos produtores locais e desenvolvimentos rações direcionadas para atender às demandas específicas”, ressalta Vinícius Carvalho.

Fonte: Viviane Passerini – Texto Comunicação Corporativa