Paraná terá 13 dias de campo sobre a cultura do trigo

Embrapa, a Fundação Meridional e outros parceiros estão promovendo 13 dias de campo sobre a cultura do trigo no Paraná

A Embrapa, a Fundação Meridional e outros parceiros estão promovendo 13 dias de campo sobre a cultura do trigo no Paraná, na safra 2018. Os eventos serão realizados de julho até outubro, nas diferentes regiões produtoras do estado que lidera a produção de trigo no País. Os dias de campo terão enfoque nas cultivares de trigo desenvolvidas para a região, além de manejo fitotécnico entre outros temas de interesse para cada região.

O Paraná deve iniciar a colheita de aproximadamente 1 milhão de hectares nas próximas semanas. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura do Paraná, a colheita estimada é de 3,3 milhões de toneladas, o que representa quase 50% mais que na safra anterior (2,2 milhões de toneladas), que foi prejudicada pelo clima. Confira a programação completa

Cultivares em destaque – De acordo com o pesquisador Manoel Bassoi, a cultivar BRS Sanhaço é um trigo de ciclo médio com maturação fisiológica aproximada de 112 dias e com alto potencial produtivo. “Esse trigo tem boa capacidade de perfilhamento em regiões mais frias, apresentando resistência às manchas foliares, giberela e debulha”, explica Bassoi. Este trigo é da classe Pão, ou seja, a qualidade da farinha é indicada para uso comercial em panificação, considerando as médias de força de glúten e de estabilidade de farinha.  A cultivar BRS Sanhaço é indicada para o Paraná (regiões 1, 2 e 3); Santa Catarina; Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A BRS Atobá é outro destaque que está sendo apresentado no evento e deverá ser lançada nas próximas safras.  A cultivar é da classe pão/melhorador, por isso, apresenta boa qualidade para uso em panificação e também sua farinha pode ser usada em misturas com farinhas com menor força de glúten. Além do alto potencial produtivo apresenta excelente sanidade.

Fonte: Embrapa

Crédito: Domínio Público/Pixabay