Pecuaristas atestam eficácia do brinco Fiprotag 210 contra a mosca-dos-chifres

Pecuaristas atestam eficácia do brinco Fiprotag 210 contra a mosca-dos-chifres, um dos principais inimigos da produtividade pecuária

Os pecuaristas brasileiros já relatam os benefícios de uma nova solução para combater a mosca-dos-chifres com eficácia: o brinco Fiprotag 210. Desenvolvido pela Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores indústrias veterinárias no mundo, ele oferece rápida ação e proteção prolongada contra a mosca (Haematobia irritans). A novidade representa a evolução dos brincos mosquicidas, tem formulação exclusiva e carência zero para abate e para produção de leite.

“A mosca-dos-chifres é um parasita de grande impacto econômico na pecuária brasileira. Segundo estudos da Embrapa, estes prejuízos podem chegar a R$ 1,6 bilhão por ano. Fiprotag 210 foi desenvolvido com o objetivo de levar uma solução inovadora e de alta performance aos pecuaristas, favorecendo uma rápida ação e proteção prologada, deixando o gado limpo, protegido e pronto para a produtividade”, afirma Humberto Moura, gerente de produtos para animais de produção da Vetoquinol.

Proprietário da Fazenda Sinhá Moça (Eldorado dos Carajás/PA), Maurício Fraga foi um dos que utilizou o novo brinco da Vetoquinol. “Estávamos com um problema muito grande de mosca-dos-chifres e resistência a vários produtos. Nós começamos a usar o Fiprotag 210, para um experimento, em 300 animais. Examinamos o lote e houve um controle grande das moscas”, relata o pecuarista.

Satisfação é a palavra que resume os resultados na Fazenda 3 Montanhas (Montanha/MG). “O resultado do brinco Fiprotag foi excelente. O produto fará parte do calendário sanitário da fazenda, juntamente com outros produtos da Vetoquinol”, sinaliza o proprietário, Rogério Reuter. Em Araguatins (TO), Iramar Santos – gerente da Fazenda Campo Belo – destaca que, após a aplicação, “os animais ficaram bem limpos”, beneficiando até a pelagem.

O brinco mosquicida Fiprotag 210 possui formulação inovadora com associação exclusiva de fipronil com diazinon. “Uma tecnologia inovadora com a combinação de dois ativos com modos de ação complementares que proporcionam o rápido controle da mosca-dos-chifres e protegendo os bovinos por até 210 dias”, destaca Humberto Moura. “Tudo isso com o benefício de carência zero tanto para o abate quanto para a produção de leite.”

Perda de peso

Direto de Monte Santo (TO), o proprietário da Fazenda Senda, Thiago Soares Rego Morais, faz uma observação importante, ao admirar seu rebanho semanas após a aplicação do brinco Fiprotag 210. “O gado ficou mais gordo”, comemora. E não é para menos. As infestações de mosca-dos-chifres podem causar a perda de até 40 quilos por animal vivo – algo que acontece em razão das picadas (quando o inseto suga o sangue do animal) e do estresse causado por elas.

“A mosca-dos-chifres irrita o rebanho pelas suas picadas dolorosas nos animais. Uma única fêmea do inseto pode atacar mais de 40 vezes por dia, sugando o sangue dos bovinos. E os prejuízos não estão restritos ao gado de corte. Os ataques do parasita podem causar até 20% de redução na produção de leite, bem como a desvalorização do couro”, finaliza o gerente da Vetoquinol, que é médico veterinário.

Fonte: Rafael Iglesias