Pesquisadores apresentam método de análise ambiental

Workshop Eddy Covariance/Torres de fluxo – Introdução ao método, instrumentos utilizados e prática será realizado nos próximos dias 30 e 31 de agosto

O Workshop Eddy Covariance/Torres de fluxo – Introdução ao método, instrumentos utilizados e prática será realizado nos próximos dias 30 e 31 de agosto, no auditório da Embrapa Arroz e Feijão. O evento é uma realização da Além Mar (SP) em conjunto com a Embrapa Arroz e Feijão (GO), que buscam ampliar o conhecimento teórico e prático sobre toda a instrumentação empregada em estudos de ambientes com o método de Eddy Covariance.

A técnica de Eddy Covariance (ou Covariância de Fluxos Turbulentos, em português) possibilita o levantamento de dados dos fluxos de gases como: CO2, vapor d’água (H2O), metano (CH4) e também diversos parâmetros ambientais que proporcionam uma visão mais detalhada do balanço energético do ambiente estudado, tendo como objetivo fornecer dados importantes para as áreas de agronomia, meteorologia e qualidade do ar.

Acompanhando o método, a rede de torres de fluxo de gases interliga os sítios experimentais adotados nos mesmos critérios de aquisição e processamento dos dados meteorológicos e micrometeorológicos.

Fonte: Embrapa

Crédito Imagem: Domínio Público/Pixabay