Planta industrial da Sipcam Nichino conquista certificação ISO 45.001

Unidade do Triângulo Mineiro também teve renovadas as certificações internacionais para processos, qualidade e gerenciamento ambiental

São Paulo (SP) – A Sipcam Nichino passou a fazer parte de um grupo ainda restrito de empresas certificado pela norma ISO 45.001, conferida a unidades produtivas que atendem a rígidos padrões de gestão em saúde e segurança ocupacional. A planta industrial da empresa de origem ítalo-japonesa, localizada na cidade de Uberaba (MG), emprega hoje 183 colaboradores. Segundo sua direção, a companhia adota, continuamente, medidas efetivas para prevenir acidentes e propiciar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

“A conquista dessa certificação chancela o empenho da Sipcam Nichino no sentido de construir, permanentemente, uma organização responsável pela saúde e segurança ocupacional dos colaboradores”, enfatiza Ana Marcia Richitelli Uhlemann, gerente de sustentabilidade da companhia. Além dela, participaram do processo de certificação pela ISO 45.001 os profissionais especialistas Alessandra Barbosa, Cecília Moreno Pesce e Edgard do Carmo.

Presente entre as principais empresas do País na área de defensivos agrícolas, a Sipcam Nichino produz em Uberaba, no Triângulo Mineiro, um amplo portfólio de tecnologias para o agronegócio, como acaricidas, fungicidas, herbicidas, inseticidas, adjuvantes, bioestimulantes, insumos para nutrição de plantas e reguladores de crescimento vegetal.

Juntamente à ISO 45.001 – uma certificação até o presente momento obtida por poucas empresas, frente ao grande número de organizações atuantes no Brasil -, a Sipcam Nichino também teve renovadas as certificações ISO 9.001 e ISO 14.001. A primeira regulamenta sistemas de gestão de qualidade e otimização de processos; a segunda, reconhece a adequação de sistemas de gestão ambiental empregados na planta do Triângulo Mineiro.

“Seguimos focados na valorização da agricultura cada vez mais produtiva e sustentável, e essa visão começa na parte de dentro de nossa organização”, ressalta Alexandre Gobbi, CEO da Sipcam Nichino Brasil. De acordo com o executivo, a companhia investe somas representativas, globalmente, tendo em vista preservar o meio ambiente e incentivar boas práticas de responsabilidade socioambiental e governança corporativa.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Fonte: Bureau de Ideias