Praga causa prejuízos na produção de sementes de milho

O Leptoglossus zonatus, conhecido também como Percevejo-gaúcho, é uma praga chave da cultura do milho, mas pode atacar também citrus, sorgo, feijão, soja, entre outros

O Leptoglossus zonatus, conhecido também como Percevejo-gaúcho, é uma praga chave da cultura do milho, mas pode atacar também citrus, sorgo, feijão, soja, entre outros. No milharal é possível observar sua presença a partir do meio do ciclo e tem preferência alimentares pelas espigas, principalmente de grãos leitosos em formação.

Os adultos da espécie possuem comprimento do corpo maior que 2 cm (as fêmeas são maiores que os machos), coloração marrom escura e antenas bicolor. Uma característica da sua taxonomia é a expansão da tíbia em cerca de 80% e a presença de duas máculas ovóides no disco do pronoto e região mediana das asas.

Os principais danos causados pelo inseto é na produção das sementes por comprometerem gravemente os parâmetros fitossanitários exigidos para a comercialização. Os insetos injetam substâncias tóxicas ao sugarem os grãos, prejudicando o enchimento e alterando a qualidade fisiológica e sanitária, diminuindo a porcentagem de germinação.

Ainda não existem produtos registrados de controle do L.zonatus. Como os ataques começam quando as plantas já estão grandes, é aconselhado a irrigação, a pulverização aérea ou inseticidas. O uso de controle natural também é recomendado, utilizando inimigos naturais do inseto.

Fonte: AgroLink