Praga do Arroz: Como reconhecer e enfrentar o Gorgulho aquático

Sua coloração é cinza e seus ataques acontecem geralmente nos meses de setembro a dezembro

Considerada uma das pragas mais incidentes na cultura de arroz irrigado, o Gorgulho aquático ou bicheira do arroz (Oryzophagus oryzae) ataca as raízes do arroz. Sua coloração é cinza e seus ataques acontecem geralmente nos meses de setembro a dezembro.

Quando adultos, os gorgulhos atacam as folhas de arroz sem provocar grandes danos, mas deixam cicatrizes brancas nas folhas por um bom período de tempo. Depois, as fêmeas depositam seus ovos, surgindo larvas que vão provocar os verdadeiros danos e acabar indo para as raízes.

Durante o ciclo do arroz podem ocorrer duas gerações larvais, uma geralmente 20 dias após a irrigação e outra 70 dias após estado de emergência. Para o controle da praga é aconselhado o monitoramento 20 dias após a irrigação.

É a partir do acompanhamento nesse período que percebe-se os danos causados pelas larvas, que são plantas menores de coloração amarelada e podem ser facilmente arrancadas. Também é possível realizar pulverização de inseticidas específicos da cultura.

Fonte: AgroLink