Projeto com pecuária de corte no Tocantins tem dia de campo e ciclo de palestras

Na sexta-feira, 21 de junho, aconteceu dia de campo do projeto ABC Corte, que é coordenado pela Embrapa e vem trabalhando com transferência de tecnologias em pecuária de corte no Tocantins. O evento foi voltado a técnicos e pecuaristas que participam do projeto ou têm interesse em conhecer mais sobre ele para eventualmente fazer parte.

O dia de campo aconteceu na Fazenda Boa Esperança, no município de Paraíso do Tocantins, região Central do estado. É uma das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) do ABC Corte. Os técnicos Carlos Henrique Milhomem e Guilherme Milhomem, da empresa Boa Esperança Agronegócios, fizeram parte do projeto e acompanharam a evolução da propriedade.

Os dois são alguns dos técnicos recentemente certificados pela Embrapa para atuação na safra 2019/2020 seguindo preceitos do ABC Corte para a orientação a produtores e a implantação de tecnologias visando ao desenvolvimento da pecuária de corte nas propriedades participantes do projeto.

Pedro Alcântara, zootecnista que trabalha com transferência de tecnologia em sistemas agrícolas na Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), lidera o ABC Corte. Ele foi um dos palestrantes do dia de campo, juntamente com os dois técnicos da Boa Esperança Agronegócios.

Redenção-PA – E o ABC Corte, originalmente pensado para o Tocantins, está estendendo sua área de atuação para a pecuária de corte do Sul do Pará. No dia 25 de junho, terça-feira, acontece no Sindicato Rural de Redenção ciclo de palestras sobre pecuária intensiva a pasto.

Pedro, da Embrapa, vai falar sobre técnicas para intensificação da recria e terminação a pasto. Outra palestra será sobre perspectivas do uso correto das tecnologias na propriedade rural, com os irmãos Mariosval e Rusmar Dueti, da Dueti Consultoria. Após as palestras, haverá discussão com os pecuaristas e técnicos participantes do evento, que vai começar às 18h.

Mais dias de campo – Nos próximos dias, a Embrapa participa no Tocantins de outros dias de campo na área de sistemas agrícolas. O pesquisador Marcelo Cunha, que trabalha com pastagens, estará no 4º Dia de Campo Nelore Naturalmente Precoce – “O impacto da genética animal e vegetal na bovinocultura”, que acontece no sábado, 22 de junho, em Chapada de Areia, também região Central do Tocantins. Ele vai falar sobre duas forrageiras (BRS Quênia e BRS Ipyporã) e os resultados já conseguidos em seus trabalhos com elas.

E na manhã do dia 27 de junho, quinta-feira da próxima semana, o tema é mandioca. Em dia técnico sobre essa cultura agrícola, o pesquisador Gustavo Campos, que trabalha com sistemas agrícolas na Embrapa Pesca e Aquicultura, vai falar sobre o chamado trio da produtividade, por meio do qual é possível aumentar os ganhos com mandioca. Essas melhorias já vêm sendo obtidas na região onde vai acontecer o evento, marcado para o Projeto São João, zona rural de Porto Nacional, município que também fica na região Central tocantinense.

Fonte: Embrapa Pesca e Aquicultura Por Clenio Araújo