Realizada 1ª cabotagem de fertilizantes a granel do Brasil

Rio de Janeiro - Fotos do porto do Rio de Janeiro

“O mercado da Fronteira Norte é o que mais cresce em termos de área plantada no país”

No início da semana, a Yara realizou o primeiro envio de fertilizantes a granel via cabotagem do país, segundo informações da GlobalFert. A empresa é líder mundial em nutrição de plantas. A companhia transportará, a partir do seu píer próprio em Rio Grande (RS), 15 mil toneladas da linha de fertilizantes especiais YaraBasa, composta por NP e NPK, para sua Unidade Misturadora de São Luís (MA).

“Este envio de fertilizantes via cabotagem ao Maranhão traz diversos benefícios, como o acesso aos agricultores das regiões Norte e Nordeste às linhas de fertilizantes especiais da Yara, especialmente durante um momento crítico de rupturas nas cadeias de fornecimento em razão da guerra”, diz Maicon Cossa, vice-presidente Comercial da Yara Brasil. A região do Matopiba plantou cerca de 8,2 milhões de hectares na safra 2020/21, segundo a Conab, e possui previsão de acréscimo de área nesta safra que está se encerrando.

“O mercado da Fronteira Norte é o que mais cresce em termos de área plantada no país, e agora teremos mais uma opção de abastecimento para a região, com um produto nacional. Hoje o local trabalha majoritariamente com matéria-prima importada, então esta movimentação levará mais uma opção de abastecimento de fertilizantes, ajudando na segurança da cadeia e permitindo a aceleração e desenvolvimento da agricultura local”, confirma o executivo.

Segundo eles, o transporte do fertilizante via cabotagem além de ser uma operação mais vantajosa operacionalmente, rápida e segura, também é mais sustentável. “Uma carga de 15 mil toneladas, por exemplo, partindo de Rio Grande para São Luís, precisaria de 405 caminhões para realizar o trajeto de mais de 3 mil quilômetros via rodovias, o que passa a ser feito em aproximadamente sete dias por mar, com apenas um navio”, explica Maicon.

Fonte: AgroLink