SC pela Educação oferece vários cursos gratuitos para produtores rurais

Além do setor agropecuário, ferramenta disponibiliza capacitações nas áreas de comércio, serviços e turismo, transporte e indústria

A Plataforma do Movimento SC pela Educação oferece mais de 70 cursos gratuitos, além de centenas de oportunidades de trabalho para profissionais do Estado. No setor agropecuário, as capacitações são organizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), em parceria com os Sindicatos Rurais.

A programação inclui cursos como: Administração rural e busca por resultados; Agropecuária Digital; Educação postural no campo; Introdução à agricultura de precisão; Manejo sanitário e qualidade do leite; Mercado e comercialização de produtos agrícolas; Produção de flores de corte, flores de vaso e plantas ornamentais; Proteção de nascentes e sistemas de produção e pastagem para bovinocultura de leite.

Também estão abertas vagas para capacitações nas áreas de comércio, serviços e turismo, transporte e indústria. A plataforma foi criada pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (FAESC) e dos Transportes (Fetrancesc). São parceiros a ACATE, SEBRAE/SC, Instituto Ayrton Senna, Centro de Inovação da Educação Brasileira, Junior Achievement, Undime/SC, Sistema Ailos, entre outros.

A plataforma visa servir como um canal de comunicação entre as pessoas que procuram emprego e empresas que estão disponibilizando vagas. Também oferta trilhas de aprendizagem, inicialmente com cursos focados em temas transversais, além dos cursos específicos voltados para cada área profissional, proporcionando mais chances para qualificação e recolocação no mercado de trabalho. Para participar de um dos cursos é necessário acessar o site https://msce.santacatarinapelaeducacao.com.br/, clicar no curso de seu interesse e informar seu e-mail para que a equipe sinalize quando uma nova turma do curso estiver aberta.

A ferramenta que integra o novo ciclo do Movimento SC pela Educação, com foco na recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho, e está vinculada ao programa Travessia, que orienta a reinvenção da economia para transformar SC em referência em desenvolvimento sustentável.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que a Federação é parceira do Movimento Santa Catarina pela Educação porque entende o quanto o acesso ao conhecimento é importante para promover o desenvolvimento social, cultural e econômico. “No campo, assim como em todas as áreas, é preciso estar preparado para as mudanças e desafios do mercado. Por isso, queremos qualificar e requalificar pessoas para que desenvolvam competências para implementar inovações em suas propriedades rurais ou outras empresas do agro onde atuam, oportunizando aumentar a produtividade, crescer profissionalmente e aumentar a renda”.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial