SESCOOP/SC completa 22 anos de fundação

Fortalecer o cooperativismo é papel fundamental do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) que, nesta sexta-feira (17), celebra 22 anos de fundação. A entidade foi criada com o objetivo de atuar na formação profissional, monitoramento e promoção social das cooperativas catarinenses. As 251 cooperativas registradas no Sistema OCESC são beneficiadas com as atividades do SESCOOP/SC que contribui, diretamente, para a competitividade e perenidade do sistema.

A profissionalização de empregados e dirigentes cooperativistas, possibilitada pelo SESCOOP/SC, permite que as cooperativas estejam alinhadas e preparadas para competir no mercado, uma vez que, ao ofertar qualificação profissional, eleva a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados aos associados e clientes. “As atividades realizadas pelo SESCOOP/SC, como treinamentos, cursos, palestras e, também ações voltadas para a comunidade, fortalecem o cooperativismo catarinense, gerando resultados diretos na economia local”, analisa o presidente do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin.

Tendo como pilar institucional a área de formação profissional, envolve ações diretas e descentralizadas (programa atividades delegadas e os programas Auxílio Educação e Aprendiz Cooperativo). Nas mais de duas décadas de trabalho, o SESCOOP/SC também se destaca pelos programas sociais, como o Mulheres Cooperativistas, JovemCoop e Cooperjovem. Ambos estão, diretamente, relacionados ao crescimento da participação da mulher e dos jovens no quadro social das cooperativas e na disseminação da cultura da cooperação.

Além das capacitações voltadas aos empregados e dirigentes, os programas da área de Monitoramento, como o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), promovem a autogestão, com avaliação e melhoria de processos, acompanhamento de resultados e mensuração de desempenho das cooperativas.

“O SESCOOP/SC tem como propósito atividades voltadas para o aprimoramento da gestão cooperativista através da qualificação contínua de dirigentes, empregados e integração socioeconômico com a comunidade, que gera desenvolvimento local e sustentabilidade, com novas oportunidades de emprego e renda para os que dela fazem parte direta e/ou indiretamente”, finaliza Suzin.

Fonte: MB Comunicação