Show Safra 2023: iniciativa amplia exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar

Espaço para comercialização de alimentos gera renda extra para os pequenos produtores da região

A Agricultura Familiar terá uma programação especial durante a 10ª edição do Show Safra, que é destaque entre as quatro maiores feiras do agronegócio do Brasil. Realizada nos dias 21 a 24 de março, em Lucas do Rio Verde-MT, a feira movimenta a economia do município assegurado pelo agronegócio.

Nos quatro dias do Show Safra, o público poderá visitar a feira de comercialização de produtos da Agricultura Familiar. Nesse espaço, os pequenos agricultores da região vão expor e vender alimentos frescos, orgânicos e não orgânicos, como hortaliças e frutas, salames, queijos e produtos de panificação.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. De acordo com o Secretário Paulo Nunes, todos esses alimentos, produzidos pelos agricultores da região, possuem o Selo de Origem do Município, que atestam a qualidade e garantem segurança aos produtos.

“Nosso objetivo enquanto Poder Público é que o alimento que chega na mesa das pessoas seja de qualidade e que esse produto seja feito com sustentabilidade. A comercialização nesta edição do Show Safra vai ser bem mais significativa que o ano passado, nossas expectativas estão bem elevadas”, afirmou Nunes.

Nesta edição, o Show Safra será palco para o lançamento do projeto “Campo 365 – Experimentos da Agricultura Familiar”. O projeto, exclusivo para a agricultura familiar, será desenvolvido em um campo experimental na Unidade de Referência Tecnológica (URT), da Fundação.

“Durante o ano, serão realizados Dias de Campo, onde o pequeno produtor irá participar do manejo e preparação do solo para desenvolver e aprimorar no município a fruticultura, cafeicultura, olericultura e o Sistema Agroflorestal (SAF), trabalhando temas como: irrigação de baixo custo, mecanização e bioinsumos. É um grande ganho que nós temos com a Fundação, que irá disponibilizar uma equipe de pesquisadores para trabalhar no projeto, desenvolvendo pesquisas para a Agricultura Familiar”, destacou o secretário.

O projeto exclusivo para a Agricultura Familiar é resultado da parceria entre a Fundação Rio Verde, Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini explica que ainda existe uma grande demanda por produtos para abastecer o mercado local. “Nós temos que parar de depender da produção de frutas, legumes e hortaliças das regiões sul e sudeste. Existe potencial para atender a região norte de MT e o que a Fundação puder fazer por quem se apresenta com vontade de avançar nessa proposta, a gente apoia, junto com as autoridades locais que já atendem a esses produtores, destaca.

Fonte: Crop AgroComunicação