SINOP: PREFEITURA APRESENTARÁ NOVAS TECNOLOGIAS PARA AGRICULTURA FAMILIAR DURANTE EXPONOP

A prefeitura de Sinop terá uma participação expressiva durante mais esta edição (33ª) da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Sinop (Exponop), a maior feira do agronegócio, indústria e comércio da região Norte de Mato Grosso. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), por exemplo, está à pleno vapor com os preparativos da mini fazenda, voltada para a agricultura familiar que apresentará, ao público visitante, uma horta em sistema de consórcio, que é quando se planta várias espécies numa mesma área. Culturas como abacaxi, banana, batata doce, beterraba, cenoura, milho, mandioca, entre outros, devem ser apresentadas. Serão, pelo menos 20.

Além das cultivares, o espaço de cerca de 4 mil metros quadrados contará, ainda, com um tanque de piscicultura apresentando várias espécies de peixes e suas técnicas de criação. De acordo com o secretário da pasta, Daniel Brolese, todos os técnicos da Secretaria de Agricultura, que hoje integra a pasta de Desenvolvimento Econômico, estão trabalhando para transformar a mini fazenda em uma vitrine para o pequeno produtor. “Vamos apresentar e divulgar, à eles [agricultores], novas tecnologias e opções para poderem implementar em suas propriedades”.

De acordo com a assessoria da prefeitura, a mini fazenda ficará localizada próximo à entrada da arena de shows e rodeio e, segundo a organização da feira, é um dos espaços com maior visitação durante os cinco dias de realização.

Participarão, ainda, em outros espaços e com outros serviços, a Secretaria de Assistência Social, com o tradicional frango no rolete, o Órgão de Defesa do Consumidor (Procon), o Conselho Tutelar na triagem, identificação e auxílios às crianças, a Diretoria de Cultura, com o espaço dos artesãos e os produtos da terra e, claro, a Secretaria de Obras com toda a manutenção e limpeza de ruas no entorno do parque de exposições.

A Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano também tem papel fundamental no controle de tráfego de veículos nas ruas paralelas e de acesso à festa. A Exponop começa no dia 14 e segue até 18 deste mês.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias