20.1 C
Jatai
InícioArtigosSolução geoespacial proporciona gestão eficiente

Solução geoespacial proporciona gestão eficiente

Solução geoespacial proporciona gestão eficiente da Silvicultura

Por Mateus Gothardo*

Monitoramento via satélite associado ao uso de analytics reduz custos por detectar rapidamente falhas na plantação, problemas de colheita e manejo, além de minimizar os riscos de acidentes de trabalho das vistorias presenciais.

A silvicultura é responsável por um dos maiores rendimentos de atividades florestais no Brasil. Segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o setor de árvores plantadas têm impacto relevante na economia com faturamento de R $97,4 bilhões em 2019.

O país é apontado como a maior potência mundial no fornecimento de produtos florestais não madeireiros (PFNM) e madeireiros (PFM). São eles folhas, frutos, plantas, cascas, fibras, óleos essenciais, látex, resinas e madeira, que estão presentes em diversas atividades cotidianas para a fabricação de móveis, diversos tipos de papéis, tintas, até mesmo para produção de remédios, repelentes naturais, desinfetantes, sabão, entre outros.

Responsável por cerca de 3,75 milhões de empregos diretos e indiretos e, geração de R$ 13 bilhões em tributos federais, estaduais e municipais, o setor tem investido fortemente em inovação e tecnologia para desenvolver soluções alternativas ao uso de recursos naturais e criar estratégias como forma gerenciar as dificuldades, além de aumentar a competitividade no mercado de forma sustentável, atendendo às demandas do mercado global e dos consumidores em relação ao compliance ambiental.

Há um grande desafio para o setor no monitoramento contínuo de suas áreas, já que estão distribuídas em todo o território nacional. O sensoriamento remoto orbital mostra-se uma ferramenta indispensável para vencer esse desafio, mas nem todas as ferramentas disponíveis são capazes de imagear grandes áreas pulverizadas, regiões com grande incidência de nuvens e com bom custo-benefício.

Nesse sentido, a constelação de nanossatélites tem se destacado com resultados significativos. Já que por meio do uso da tecnologia é possível obter informações mais precisas e atualizadas das áreas, por meio das imagens diárias de alta resolução, otimizando os trabalhos de campo e tornando os processos mais eficientes.

Segundo dados da Ibá, o país possui 9 milhões de hectares de árvores plantadas de eucalipto, pinus e demais espécies (acácia, araucária, paricá e teca). Atualmente a SCCON  já fornece o monitoramento de mais de 50% dessa área diariamente com o uso de imagens Planet Scope, atendendo as maiores  empresas do segmento com suporte de uma equipe especializada.

A Planet é a maior operadora de satélites, responsável por construir e operar a maior constelação de satélites do mercado global. Essas imagens de satélite são fornecidas pela SCCON Geospatial, distribuidora oficial da Planet no Brasil e especializada no desenvolvimento e implementação de Soluções em Tecnologia Geoespacial e da Informação.

A Planet é capaz de cobrir diariamente toda a superfície de terra da Terra, usando o mesmo tipo de sensor, sem necessidade de programação. Além disso, disponibiliza na Plataforma Web todas as imagens prontas para uso, incluindo processos de correção atmosférica, ortorretificação, em até 24 horas após a coleta. Esse sistema da Planet de coleta diária, reduz o efeito das nuvens no imageamento mesmo para áreas e períodos mais críticos devido a sua altíssima resolução temporal, oferecendo informações atuais com alto padrão de qualidade, precisão planimétrica e possibilidade de realizar o monitoramento contínuo das operações e ativos por meio de uma plataforma Web.

A solução permite monitorar áreas fragmentadas e pulverizadas, atendendo plenamente às características das áreas de interesse do setor florestal. Com ela, é possível identificar mais rapidamente falhas na plantação, problemas de colheita e manejo, além de localizar áreas de risco de pragas e infestação de doenças, o que minimiza as perdas e otimiza o uso de defensivos agrícolas e demais produtos.

Outras dificuldades enfrentadas pelos silvicultores estão relacionadas aos efeitos climáticos como ventos e geadas, que podem afetar o plantio, e as catástrofes ambientais ou interferências humanas como desmatamento, queimadas e violação de patrimônio. Nesses casos, muitas vezes para identificar as áreas atingidas são realizados monitoramentos por rondas terrestres, as quais apresentam limitações relacionadas ao deslocamento, visualização das áreas centrais dos talhões, dificultando a localização do problema e atraso no tempo de controle.

A oferta de alertas gerados e disponibilizados rapidamente, de forma remota por imagens de satélites para detecção precoce das ocorrências,  serviços que a SCCON desenvolve, é uma ferramenta importante de gestão da silvicultura, já que por meio da coleta e análise de dados georreferenciados, é possível realizar intervenções em áreas de forma mais assertiva, reduzindo a necessidade da ida ao campo, garantindo a segurança da equipe, reduzindo recursos e trazendo agilidade ao trabalho.

Com um mercado cada vez mais global e exigente para questões de qualidade e boas práticas, a boa gestão e gerenciamento da cadeia produtiva torna-se importante o uso de tecnologias e informações atualizadas, de alta qualidade, com transparência e que atendam as necessidades de compliance e sustentabilidade ambiental das empresas.

A adoção de tecnologias de sensoriamento remoto, com o emprego de imagens de satélite diárias de alta resolução, uso de Plataformas web, analytics e suporte técnico especializado, para o monitoramento e gestão de seus ativos está auxiliando as empresas do setor florestal. Os resultados obtidos são decorrentes do aumento da eficiência de vários processos, diminuição de custos e  tomada de decisões baseadas em informações mais atualizadas e precisas que têm contribuído também com o desenvolvimento sustentável, auxiliando as empresas nas tomadas de decisão e fortalecimento de seus negócios.

*Mateus Gothardo é graduado em engenharia ambiental, atua como desenvolvedor de negócios B2B

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS