28.4 C
Jatai
InícioArtigosTécnica de inseminação artificial em tempo flexível para caprinos será lançada no...

Técnica de inseminação artificial em tempo flexível para caprinos será lançada no Semiárido Show

Uma nova técnica, que combina procedimentos de inseminação artificial e protocolos de acompanhamento de cio das cabras ao longo do ano, será disponibilizada pela Embrapa para incrementar as taxas de gestação e potencializar o melhoramento de rebanhos. A Inseminação Artificial em Tempo Flexível (IATFx) será lançada durante a edição de 2023 do Semiárido Show, que acontece de 1º a 4 de agosto, em Petrolina (PE).

“Ela representa a aglutinação de conhecimento da Técnica Embrapa de Inseminação Artificial em cabras com outras estratégias para apontar o melhor momento para executar a inseminação, elevando a taxa de gestação e reduzindo o número de doses de sêmen necessárias”, explica o pesquisador Jeferson Fonseca, da Embrapa Caprinos e Ovinos. No Semiárido Show, a IATFx será apresentada aos participantes do evento em palestra no dia 3 de agosto, às 8h30, e em estação de campo no dia 4, a partir das 10 horas.

No processo para aplicação da técnica, são observados períodos de cio (sincronizado ou induzido) e as aplicações corretas de protocolos hormonais. Experimentos da IATFx foram realizados na região Sudeste, na Embrapa Gado de Leite, e em propriedades produtoras de leite de cabra. Foi constatado que o protocolo de tempo flexível promove uma taxa de gestação na ordem de 69% em média, ou seja, uma elevação de 15% da taxa de gestação média de um rebanho.

Além do incremento na gestação, a técnica pode melhorar a renda de criatórios por meio de um maior número de crias e aumento da lactação, além de contribuir com estratégias de melhoramento genético que podem colaborar com a qualidade dos rebanhos. “Tornando a IATFx rotineira no manejo reprodutivo de caprinos, mais progênies são obtidas por ciclos de inseminação, o que aumenta a abrangência de programas e eleva a eficácia de avaliação dos bodes em teste”, explica Jeferson. A partir do lançamento, a técnica já contribuirá para ações do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros da Embrapa (Capragene®).

Na avaliação do pesquisador, com a IATFx, a Embrapa consolida avanço científico em inseminação artificial em caprinos. Nas últimas décadas, os trabalhos de pesquisa já resultaram no desenvolvimento e aplicação da Técnica Embrapa de Inseminação Artificial em Pequenos Ruminantes, que permite a deposição do sêmen de forma rápida, segura, eficiente e com o animal na sala de ordenha. Outro avanço foi o desenvolvimento de protocolos de sincronização e indução de cio adequados a cada estação do ano. A combinação desses procedimentos possibilita a recomendação da inseminação artificial com resultados mais eficazes e em período adequado, em relação ao tipo de sêmen que será utilizado.

Fonte: Embrapa Caprinos e Ovinos – Imprensa

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS