Uso de carotenoides reduz custo da ração animal para pequenos e médios produtores

A pandemia elevou o preço do milho e da soja nos últimos dois anos. A saca de 60 quilos de milho aumentou 93,9%, e o da soja, 68,1%, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Esse alto custo afetou especialmente a avicultura, onde produtores tiveram que buscar alternativas mais econômicas e eficientes para reforçar a nutrição das aves e garantir a qualidade das produções, como a suplementação por meio de carotenoides.

“O uso de carotenoides na dieta animal é um caminho economicamente viável, com bons resultados para pequenos e médios criadores, principalmente diante do encarecimento de matérias-primas, pois, ao adicionar 7g do pigmento a cada 100 quilos de sorgo – uma ração mais barata que o milho e a soja – é possível conseguir uma produção de alta qualidade e ótima aparência, garantindo a competitividade de seus produtos no mercado”, explica Bruno Wernick, veterinário e coordenador de serviços técnicos para nutrição animal da BASF.

Muito conhecido e utilizado por grandes criadores, os carotenoides são amplamente utilizados na nutrição animal, sendo altamente eficientes, econômicos e com propriedades benéficas à saúde. São responsáveis por conferirem ao alimento uma cor atraente, como o amarelo vivo da gema dos ovos – uma característica muito valorizada pelo mercado. Nos animais, eles podem ser encontrados principalmente na pele e nos tecidos musculares de salmões. Esses produtos garantem uma função protetora, funcionando como antioxidantes por desativar os radicais livres, estimular a comunicação celular, proteger os olhos e a pele e ativar as respostas imunológicas.

A BASF dispõe de duas versões de carotenóides: o Lucantin® Yellow (C-30 ester) e o Lucantin® Red (Cantaxantina), destinados à avicultura e à pigmentação de peixes e crustáceos. Eles são produtos sintéticos, idênticos aos de origem natural, que apresentam uma melhor biodisponibilidade e têm maior estabilidade nas rações.

Pequenos e médios produtores podem ter acesso a essas soluções pela plataforma digital shop@BASF, contando inclusive com informações técnicas e suporte dos especialistas da companhia, de forma fácil, ágil e segura, mantendo, assim, constância em suas produções nesse momento de retomada da economia.

Fonte: BASF