9ª edição do Simpósio Internacional de Reprodução Animal Aplicada está confirmada

Pela primeira vez, o SIRAA ocorrerá em Goiânia, nos dias 27 e 28 de julho, no Teatro Rio Vermelho; inscrições já estão abertas

O Simpósio Internacional de Reprodução Animal Aplicada (SIRAA) completa 18 anos em 2022 e, entre as novidades, está em um novo lugar, em Goiânia (GO). A cidade será pela primeira vez sede da iniciativa que busca suprir a necessidade de democratizar o conhecimento para os técnicos do campo, levando informações de ciência aplicada e adequadas ao cenário brasileiro de reprodução bovina. Veterinários, estudantes e produtores interessados em participar já podem efetuar a inscrição, que dá direito aos dois dias de programação, em 27 e 28 de julho. Os ingressos estão no primeiro lote, promocional.

Com patrocínio da MSD Saúde Animal, organização da Geraembryo e coordenação científica dos Professores Dr. Pietro Baruselli (incluído no ranking da Universidade de Stanford como um dos mais influentes cientistas do mundo) e Dr. Marcelo Seneda, o SIRAA é realizado a cada dois anos, ficando suspenso apenas em 2020, pelo cenário pandêmico. Em sua nona edição, o evento comemora o retorno com palestrantes nacionais e internacionais de alto nível técnico, que levarão aos participantes conteúdos de aplicabilidade imediata no campo.

Entre os palestrantes estão o Prof. Dr. Gabriel Bo, do Instituto de Reprodução Animal de Córdoba (IRAC); Prof. Dr. Alejo Menchaca, do Instituto de Reprodução Animal do Uruguai; Prof. Dr. José Eduardo Portela Santos, médico-veterinário, professor de nutrição e reprodução de bovinos no Departamento de Ciências Animais da Universidade da Flórida, EUA; Ricardo Chebel, médico-veterinário, professor e extensionista da Universidade da Flórida; Prof. Dr. Francisco Peñagaricano, também da Universidade da Flórida; Prof. Dr. Roberto Sartori, da Esalq/USP; Edival Santos, Vice-Presidente da MSD Saúde Animal para América Latina, entre tantos outros confirmados.

Ainda terá a participação on-line da Profª. Dra. Mary Temple Grandin, psicóloga e zootecnista americana que revolucionou as práticas para o tratamento racional de animais em fazendas e abatedouros. Ela abordará o tema Bem-estar e produção animal: mitos e verdades.

Ao longo do SIRAA, diversos assuntos da pecuária leiteira e de corte serão abordados pelos especialistas, discutindo desde tecnologias que impactam o setor, reprodução de precisão e bem-estar animal, até a importância da liderança para obtenção dos resultados. Também serão tratados temas como alternativas para melhorar a eficiência reprodutiva, prevenção estratégica, reprodução assistida com o auxílio de monitoramento eletrônico, mérito genômico e fertilidade, ganho genético e reprodutivo, IATF, entre outros assuntos.

“Estamos entusiasmados com a nova edição do SIRAA, especialmente em Goiânia. Até então só havíamos realizado o evento em Londrina (PR) e a mudança de local é estratégica, acompanha o potencial do mercado”, diz Laís Vieira, gerente de produtos da MSD Saúde Animal e responsável pela organização do evento. Ela também ressalta que “o simpósio reúne os melhores pesquisadores, a fim de gerar soluções práticas e de impacto para a produtividade da pecuária brasileira; são dois dias de programações robustas e ricas em conteúdo. Dias de muita troca de experiências e de aprendizados”.

O SIRAA será realizado no Centro de Convenções Goiânia, Teatro Rio Vermelho. Para mais informações e inscrição, acesse: www.siraa.com.br.

Fonte: Ketchum