Brasil adere aos biodefensivos e bioestimulantes  

Soluções para a agricultura sem resíduos químicos ganham espaço nas lavouras de milho, soja, HF, algodão, entre outros cultivos

São Paulo, agosto de 2021 – O uso de produtos biológicos tem aumentado no Brasil, fortalecendo a agricultura natural (sem resíduos químicos). De acordo com a pesquisa da Business Inteligence Panel Safra 2019-20, feito pela Spark Inteligência Estratégica, os produtos biológicos movimentam cerca de R$ 930 milhões, ou seja, 2,5% do faturamento do setor de proteção de cultivos no Brasil. A Consultoria Blink Projetos Estratégicos, juntamente com a CropLife, em outro estudo, projeta que esse mercado deve alcançar R$ 3,7 bilhões no País até o ano de 2030.

Por conta deste cenário, a Kimitec, multinacional espanhola, referência em biotecnologia agrícola mundial e especializada em biodefensivos, bioestimulantes, pré e probióticos irá fortalecer a sua atuação no Brasil, com a divulgação de suas tecnologias que têm resultados comprovados mundialmente e com a ampliação de sua equipe, composta por profissionais extremamente qualificados.

Um recente momento da empresa foi a apresentação de Gilson Guardiero como Diretor da Kimitec no Brasil. Durante sua carreira, o experiente profissional atuou na gestão de diferentes áreas, como comerciais, técnicas, P&D e marketing e se especializou em estratégias comerciais com foco em vendas, negociações, liderança e desenvolvimento de negócios.

“A Kimitec tem uma proposta inovadora, com visão de futuro, que eu me identifico. Suas tecnologias estão direcionadas às tendências mundiais do mercado de biotecnologia. Senti que esse era o momento de estar à frente de uma das empresas mais importantes do segmento”, destaca Guardiero.

O projeto da Kimitec é contribuir para a plena expansão do mercado de produtos biotecnológicos no Brasil. “Queremos demonstrar para os agricultores que é possível alcançar excelentes resultados por meio de altas tecnologias naturais e sustentáveis, sem que haja perda de produtividade”, afirma Guardiero. Outra meta da empresa é a diversificação. “O objetivo é aumentar os negócios de forma sustentável, ampla e consistente, com parcerias estratégicas e diferenciadas de longo prazo, atuando nos mercados B2C e B2B, em todo território nacional”, pontua.

Todas as culturas – A intenção da Kimitec no Brasil é, ano a ano, estender a sua atuação, abrangendo todas as culturas. O portfólio da empresa, com mais de 500 produtos registrados em diversos países, permite oferecer tecnologias para todas as necessidades.

Há estudos iniciados na Europa para o desenvolvimento de soluções biotecnológicas naturais para pecuária e alimentação humana, que podem ser trazidas futuramente para o Brasil. “Temos o maior centro privado de pesquisa de bioctenologia dedicado a agricultura natural da Europa, com investimento em projetos de P&D de mais de 20 milhões de euros. Há previsão de lançamento de novas tecnologias no mercado brasileiro já nos próximos meses”, explica Guardiero.

Para os próximos cinco anos, a Kimitec espera estar consolidada no Brasil como uma das mais importantes empresas de biotecnologia. “Trabalhamos para ter participações expressivas nas principais regiões agrícolas do País”, finaliza Gilson Guardiero.

Fonte: Ação Estratégica