Embrapa oferece cursos no âmbito do Projeto Qualifica Mulher

A Embrapa e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) assinaram acordo de cooperação para a capacitação técnica e profissional de mulheres que vivem na área rural. A assinatura da parceria, que ocorre no âmbito do Projeto Qualifica Mulher foi durante a solenidade de comemoração do Dia Internacional da Mulher, realizada em 08/03, em Brasília.

O acordo foi assinado pelo chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, que representou a empresa no evento que contou com a participação da secretária-executiva do Ministério, Tatiana Alvarenga, e de membros de diversas instituições. “Além da geração de tecnologias e produtos para a agropecuária, a Embrapa participa na elaboração e condução de políticas públicas, em conjunto com diversos ministérios. E esse é um exemplo desta valiosa contribuição”, explicou Nascimento.

A capacitação das mulheres será por meio do acesso gratuito aos seguintes cursos ofertados pela Embrapa Hortaliças (Brasília – DF) e Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna – SP): Hortas em pequenos espaços; Produção de hortaliças PANC para consumo doméstico; Plantas aromáticas e condimentares: identificação e cultivo; Gestão de Hortas Pedagógicas; Batata-doce: da produção de mudas à pós-colheita; Meliponicultura: criação de espécies de abelhas sem ferrão; e Meliponicultura urbana: abelhas sem ferrão. Todos esses cursos estarão disponíveis na plataforma do Projeto Qualifica Mulher.

Nascimento ressalta que os cursos disponibilizados na plataforma Qualifica Mulher já têm surtido grandes resultados. “Mais de 200 mil cidadãos já foram beneficiados com informação técnica desenvolvida por pesquisadores da Embrapa”. Para o chefe-geral, essa parceria com o ministério amplia a capilaridade e o potencial de alcance desses cursos que já são oferecidos à população, por meio da plataforma e-campo, com o intuito de gerar melhoria na qualidade de vida e gerar renda potencial para mulheres em todo o país.

A capacitação também é uma oportunidade para produção de alimentos saudáveis para essas mulheres e suas famílias. “Os brasileiros consomem apenas 1/3 da porção de hortaliças e frutas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde. E a oferta desses cursos pode contribuir para que mais pessoas tenham acesso a alimentação saudável”, pontuou.

Qualifica Mulher

Proposto pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o projeto-piloto  Qualifica Mulher nasceu para proporcionar às mulheres condições de trabalho digno e oportunidades de projeção econômica e social e o seu bem-estar. O projeto foi instituído por meio de portaria ministerial conta com três eixos: capacitação, empreendedorismo e articulação em rede.

Fonte: Embrapa Hortaliças