A illycaffè e a Ethiopian Coffee and Tea Authority assinam acordo para impulsionar a cadeia do café

A illycaffè, a primeira empresa italiana de café a obter a certificação B-Corp, e a Ethiopian Coffee and Tea Authority, uma instituição governamental destinada a apoiar, orientar, proteger e melhorar o desenvolvimento da indústria do café, do chá e das especiarias, assinaram um acordo que visa aumentar a qualidade do café desde a planta até à xícara, através de atividades de formação que serão realizadas principalmente no Centro de Formação do Café, em Adis Abeba, o primeiro centro de formação do gênero em todo o continente africano, criado em parceria entre a Agência Italiana para o Desenvolvimento da Cooperação (AICS), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), a illycaffè, a Fundação Ernesto Illy e a Autoridade Etíope do Café e do Chá.

O Centro de Formação do Café visa cumprir as normas internacionais de exportação de café de qualidade e promover a formação de operadores competentes que criam valor neste setor para o país. A illycaffè oferecerá cursos especializados aos profissionais da cadeia de abastecimento, desde a agricultura regenerativa à torrefação do café, da análise sensorial à preparação do café na xícara, com o objetivo de melhorar a produção e o comércio deste importante recurso para a Etiópia. Os produtores, exportadores, gestores de bares e baristas poderão receber formação nas salas de aula da estrutura ou em campo, em função do tipo de atividade proposta.

“O café da Etiópia é considerado um dos melhores cafés Arábica do mundo. O nosso desafio é melhorar a oferta e os serviços da cadeia de abastecimento, contribuindo para o desenvolvimento econômico local – explica Cristina Scocchia, CEO da illycaffè – por meio da parceria público-privada com a Ethiopian Coffee and Tea Authority, queremos criar sinergias para aumentar a qualidade e, portanto, a sustentabilidade das comunidades cafeeiras. Vamos atuar na formação que permitirá aos pequenos produtores aumentar sua capacidade de produção de café e, por consequência, os seus rendimentos e aos exportadores e baristas trabalhar com um produto de qualidade ainda mais elevada”.

“A Etiópia não é apenas a terra de origem do café, mas também um lugar com potencial ilimitado para novos aromas. O sabor único e a altíssima qualidade do nosso café natural são amplamente conhecidos em todo o mundo. O compromisso e a colaboração que estabelecemos com a illycaffè reforçarão a nossa posição no mercado internacional”, comentou Adugna Debela, Diretor-Geral da Ethiopian Coffee and Tea Authority.

Consciente de que o desafio para um mundo mais sustentável só pode ser vencido através da união de forças, a illycaffè atribui grande importância à cooperação entre os setores público e privado, com o objetivo de criar valor econômico, social e ambiental ao longo da cadeia de fornecimento do café, respeitando a individualidade e as especificidades culturais dos fornecedores com os quais a empresa trabalha e o meio ambiente.

illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, em cafés, restaurantes e hotéis, nos cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, onde a empresa está presente através de filiais e distribuidores.

Desde a sua fundação, a illycaffè tem direcionado suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o status de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Desde 2013, a empresa é também uma das Empresas Mais Éticas do Mundo. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 125 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional.

Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè, que hoje realiza cursos em 25 países em todo o mundo. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa. Em 2022, a empresa contava com 1230 colaboradores e um volume de negócios de 567,7 milhões de euros. A rede própria da marca de cafés illy conta com 190 pontos de venda em 34 países.

Fonte: Priscilla Merlino