ABCZ disponibiliza dados de desempenho e avaliações genéticas de rebanhos participantes do PMGZ Comercial

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) acaba de disponibilizar os dados de desempenho e as avaliações genéticas dos rebanhos participantes do (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ Comercial). Os criadores já podem acessar as informações por meio do Sistema Integrado de Avaliação Genética (SIAG), para acompanhar a evolução do rebanho e aprimorar o processo de seleção dos animais.

Para acessar, o criador deve entrar no link de Comunicações Eletrônicas, disponível no site da ABCZ (www.abcz.org.br), fazer login com senha e, dentro do SIAG, acessar as Avaliações Genéticas do PMGZ 2023/4.

Através dos gráficos das tendências genéticas, o criador pode conhecer mais sobre seu rebanho nas 16 características disponibilizadas pelo programa: Peso a Desmama; Peso ao Ano; Peso ao Sobreano; Peso ao Nascimento; Peso a Fase Materna; Total Maternal do Peso a Desmama; Idade ao Primeiro Parto; Stayability; Perímetro Escrotal aos 365 dias; Perímetro Escrotal aos 450 dias; Área de Olho de Lombo; Acabamento de Carcaça; Marmoreio; Endogamia; Estrutura; Precocidade; e Musculosidade; além do Índice PMGZ Comercial (iPMGZ Comercial).

Além de mostrar as médias, os gráficos apresentam as tendências do rebanho, sendo possível comparar com as médias nacionais. Além dos dados, o criador pode consultar ainda as avaliações individuais de cada animal, tanto de fêmeas quanto de machos.

Fonte: ABCZ