AgroCenário 2021 reúne autoridades do setor para discutir o futuro do agro sob a perspectiva político-econômica

A Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) e a Corteva Agriscience se unem novamente para promover o AgroCenário 2021, que foi realizado no dia 09 de dezembro, das 08h30 às 11h30, com o tema central “A importância do agro como pilar na nova economia”. O evento, que está em sua terceira edição, desta vez teve formato virtual e foi transmitido pelo Canal Rural, ao vivo, pela TV (NET 185 e 685, Sky 164, OiTV 179 e ClaroTV 185), site ou redes sociais do Canal Rural (Facebook ou YouTube). O AgroCenário é o principal encontro voltado às discussões sobre o futuro do agronegócio no Brasil, sob a perspectiva político-econômica, e que conta com a participação de formadores de opinião e autoridades do setor.

A programação deste ano inclui entrevistas da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina e do Deputado Federal Sérgio Souza, Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, conduzidas pela jornalista e apresentadora do Canal Rural, Kellen Severo. Além disso, estão programados dois painéis, ambos tendo como moderador Samy Dana, economista, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e comentarista da rádio Jovem Pan.

O primeiro painel abordará os “Impactos da volatilidade cambial na cadeia agrícola brasileira”, e contará com a participação de Bartolomeu Braz Pereira, Presidente da Aprosoja Brasil, Paulo Sousa, Presidente da Cargill no Brasil, Fabiana Prada, Diretora de Finanças da Corteva Agriscience Latam e Brasil e Cleiton Vargas, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Yara Brasil. Este fórum trará uma análise de como foi 2020 e projeções para 2021, com os convidados debatendo em quais âmbitos a volatilidade do câmbio interferiu, incluindo custos de insumos, vendas em dólar com mais receita em reais e antecipação de vendas futuras, além de como a pandemia e a variação da moeda impactaram o produtor rural brasileiro.

O segundo painel, “O mercado agro nos próximos anos sob as perspectivas tributária, regulatória e internacional”, terá a participação de Liones Severo Correa, Diretor da SimConsult, Christian Lohbauer, Presidente da CropLife Brasil, e Fabio Calcini, advogado, mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC/SP, que atua na área de tributação para diversos segmentos do agronegócio. Os painelistas agregarão pontos de vistas distintos sobre o cenário a médio prazo para os produtores, sob a ótica dos desafios tributários e pontos de atenção para a produção nacional, as mudanças que poderão estimular a competitividade, novas barreiras de registro, oferta de produtos e tecnologias inovadoras, englobando a perspectiva internacional e seus desdobramentos.

Abaixo os detalhes da programação do AgroCenário 2021:

Horário Tema Convidados
08h30 Abertura do evento e entrevista com Kellen Severo Deputado Federal Sérgio Souza, Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.
08h45 Impactos da volatilidade cambial na cadeia agrícola brasileira com moderação do Samy Dana, economista, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e comentarista da rádio Jovem Pan – Bartolomeu Braz Pereira, Presidente da Aprosoja Brasil;

– Paulo Sousa, Presidente da Cargill no Brasil;

– Fabiana Prada, Diretora de Finanças da Corteva Agriscience Latam e Brasil;

– Cleiton Vargas, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Yara Brasil.

10h Entrevista com a Kellen Severo Ministra da Agricultura, Tereza Cristina
10h15 O mercado agro nos próximos anos sob as perspectivas tributária, regulatória e internacional com moderação do Samy Dana, economista, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e comentarista da rádio Jovem Pan – Liones Severo Correa, Diretor da SimConsult;

– Christian Lohbauer, Presidente da CropLife Brasil;

– Fabio Calcini, advogado, Mestre e Doutor em Direito do Estado pela PUC/SP, Pós Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra/PR e Professor da FGV DIREITO/SP que atua na área de Tributação para diversos segmentos do agronegócio.

 

Fonte: Aprosoja Brasil