Agronegócio e sua capacidade solidária

O agronegócio em meio ao coronavírus, tem demonstrado uma capacidade solidária e a união e integração de cadeias produtivas como a gente não via antes. Ou seja, o setor industrial conversando com a agricultura, conversando com os supermercados e eu acabei de conversar agora com o Márcio Milan, que é o diretor executivo da Abras Associação Brasileira dos Supermercados perguntando a ele de como está a situação.

E ele me disse: “olha, nesse momento estamos em uma situação normal de abastecimento. Não há problemas de abastecimento”. E ele, inclusive, enaltece e deu uma bela de uma nota para o que está acontecendo no setor da hortifruticultura, no setor de legumes, verduras, frutas e no Ceagesp recebi uma imagem do pessoal trabalhando intensamente e dizendo: “olha, nós aqui não podemos parar”.

Então queria ressaltar em nosso comentário pessoas que ficam sempre anônimas, ocultas, dentro da cadeia do agronegócio, os colhedores de laranja, o pessoal que trabalha manualmente na colheita do café, o pessoal que atua no Ceagesp, fazendo a redistribuição de todo o abastecimento. O Ceagesp é simplesmente o terceiro maior centro atacadista do mundo e o maior da América Latina e a turma lá trabalhando, o pessoal do supermercado, o pessoal trabalhando, o pessoal das gôndolas dos supermercados, ou seja, a gente está assistindo uma reunião do essencial que era o essencial que não aparecia.

Agora, atenção, cuidado, em prefeituras aí pelo país afora para que não haja uma confusão do que é essencial e o que não é essencial. Todo fluxo que envolve alimentos, bebidas, os produtos de higiene, que envolve as redes de supermercados, tudo isso é essencial sim. Então, Milan, diretor executivo da Abras, associação que envolve 90 mil lojas pelos país afora, a conversa que eu tive com ele agora é que está normal a questão do abastecimento.

Tomara que fique, porque isso significa saúde mental. Porque a saúde envolvendo o coronavírus, a ciência e os cuidados todos que estão sendo tomados, a gente espera que resolva velozmente. Agora a nossa saúde mental depende de uma evolução nas nossas relações e, olha, isso está acontecendo por um lado positivamente.

A Hora do Agronegócio, do agro solidário, da união e do desenvolvimento humano acima de tudo.

Fonte: Jovem Pan Por José Luiz Tejon

Crédito: DP