Agronegócio na Escola

Alunos e professores foram premiados nos concursos da primeira fase do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” – Etapa Digital 2021

“A satisfação e a alegria são imensas”. Com essa frase a presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP, Mônika Bergamaschi, resumiu o sentimento manifestado por conselheiros e associados ao ver esse importante programa da ABAG/RP, desenvolvido há mais de 20 anos, romper as fronteiras da região e chegar a outros 18 estados.

O modelo virtual possibilitou a inclusão de municípios, escolas e professores que sempre desejaram participar, mas que se viam impossibilitados por diversas razões. A distância era uma delas, visto que até 2019 todas as atividades eram presenciais, e foram realizadas na região de Ribeirão Preto. Além disso, questões burocráticas, a falta de professores substitutos, a inexistência de recursos para o deslocamento, a incompatibilidade de horários, ou até mesmo a morosidade nas administrações municipais eram fatores que limitavam as possibilidades de expansão do Programa.

Decorridos pouco mais de dois meses desde o início do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” – Etapa Digital 2021, a ABAG/RP já premiou os professores e alunos que mais se destacaram nos concursos dos 3 Módulos de Aprendizagem da primeira fase do Programa. Esses concursos são realizados para estimular, valorizar e reconhecer o empenho dos professores e alunos.

Mas muito além dos prêmios individuais, todos ganham a oportunidade de acessar materiais de apoio didático com linguagem simples e acessível. Sugestões, novas ideias e perspectivas que podem deixar o aprendizado mais atraente e prazeroso. Os textos e vídeos foram cuidadosamente elaborados, sempre alicerçados em informações confiáveis, com dados oficiais públicos, ou oriundos de pesquisas científicas, com fontes referenciadas e verificáveis. Além disso, os módulos de aprendizagem estão formatados de forma que os conteúdos podem ser utilizados transversalmente em disciplinas das áreas de humanas, biológicas ou exatas. Temas como a história e o crescimento da agricultura, a sustentabilidade e os ODS, a geração de empregos e renda, segurança alimentar e do alimento, importância da ciência e das instituições de pesquisa, evoluções tecnológicas, energia limpa e renovável, entre tantos outros estão presentes no material, disponibilizado online.

Conheça abaixo os concursos e os premiados da Fase 1.

Os #Desafio são concursos exclusivos para os alunos, mas são os professores que levam as propostas até eles. Cada aluno tem liberdade para escolher como quer participar, desde que responda ao que foi pedido. Pode ser vídeo, cartaz, maquete, dança, música etc. Todo módulo de aprendizagem tem um desafio a ser solucionado e a criatividade conta muito. O vencedor escolhe um dos seguintes prêmios: e-book readerskate; fone sem fio; caixa de som sem fio; smartwatch; patinete de alumínio (não elétrico); câmera action go cam pro sport, ou kit youtuber. Na primeira fase foram inscritos 229 #Desafios. Os alunos capricharam e 3 trabalhos extras foram escolhidos e premiados.

#Desafio 01 – Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras (ONU)

O aluno deverá escolher uma fruta, legume ou verdura que não goste de comer. Pesquisar sobre a cadeia produtiva deste alimento, os benefícios para a saúde, e propor formas de evitar o desperdício e de deixar esse alimento mais gostoso, que facilite e estimule o seu consumo.

Anelize Oliveira da Silva (7° ano)
Trabalho: “Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras (ONU): A diversidade do tomate”
E.E. Vereador Antonio Comar, de Dobrada, SP
Prêmio: câmera action go pro sport

Emily dos Santos Marques (1º ano)
Trabalho: “Descobrindo novos sabores…”
E.E. Prof. Luiz Augusto de Oliveira, de São Carlos, SP
Prêmio: patinete de alumínio

Kemilly Mendes Martins (5º ano)
Trabalho: “Eu não gosto de berinjela”
E.M. Farid Salomão, de Ribeirão Corrente, SP
Prêmio: smartwatch

Sophia Carvalho da Silva (8° ano)
Trabalho: “Alface”
EMEF Profª Maria Franco de Sousa Penariol, de Paraíso, SP
Prêmio: caixa de som sem fio

#Desafio 02 – Incêndios
O aluno deverá propor ações criativas e originais com o objetivo de gerar conscientização em relação aos perigos dos incêndios, que são prejudiciais tanto para a saúde humana, quanto para o meio ambiente.

Ana Clara Alves Pera (3º ano)
Trabalho: “Evitar incêndios florestais é um dever de todos”
E.E. Prof. Luiz Augusto de Oliveira, de São Carlos, SP
Prêmio: smartwatch

Livia Vicente Pereira (6º ano)
Trabalho: “#Desafio 2 – Combate a incêndios – É pra hoje!”
EMEIF Prof Darwin Freitas Ramalho, de Cajobi, SP. Prêmio
Prêmio: fone de ouvido sem fio

Sofia Pontim Stefen (7° ano)
Trabalho: “Incêndios”
EMEF Profª Maria Franco de Sousa Penariol, de Paraíso, SP
Prêmio: e-book reader

Yuri Gabriel Barbosa Dias (7° ano)
Trabalho: “Parte dessa história não existe mais”
E.E. Basílio da Gama, de Tiradentes, MG
Prêmio: câmera action go pro sport

#Desafio 03 – O agro à minha volta
Depois de identificar como a Agricultura Familiar está presente em sua região, o aluno deverá escolher um produto obtido por meio desse modo de produção, e contar como ele chega à sua casa, sua escola ou à sua cidade.

Giovanna de Carvalho da Silva (9º ano)
Trabalho: “Agricultura Familiar Sustentável – Alface – pertinho de casa”
EMEIF Prof Darwin Freitas Ramalho, de Cajobi, SP
Prêmio: smartwatch

João Victor Fachine Bottaro (1º ano)
Trabalho: “Agricultura Familiar – Jabuticaba”
E.E. Prof. Luiz Augusto de Oliveira, de São Carlos, SP
Prêmio: patinete de alumínio

Lívia Octaviano Caltran (4º ano)
Trabalho: “Alface: do campo à merenda”
E.E. Prof. Luiz Augusto de Oliveira, de São Carlos, SP
Prêmio: câmera action go pro sport

Yuri Gabriel Barbosa Dias (7° ano)
Trabalho: “Adoro um Queijim”
E.E. Basílio da Gama, de Tiradentes, MG
Prêmio: fone de ouvido sem fio

Para os professores foram realizados dois concursos culturais, o SuperQuiz e o Mestre Digital.

SuperQuiz – testes de múltipla escolha, contra o relógio, sobre os conteúdos dos Módulos. Prêmios: e-book reader; cafeteira elétrica; soundbar; kit casa (grill + panela elétrica); ou bicicleta de alumínio.

1° lugar: Prof. João Paulo Apolari
EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, de Araras, SP.
Prêmio: bicicleta de alumínio

2° lugar: Prof. Alex Marcelo de Campos
Drummond Colégio, de Ourinhos, SP.
Prêmio: e-book reader

3° lugar: Prof. Samuel Gustavo Ortolani
E.E. José Pacífico, de Guariba, SP.
Prêmio: cafeteira

Prêmio Mestre Digital – oferecido em reconhecimento à dedicação, empenho e performance dos professores em todas as atividades oferecidas. Prêmios: fone de ouvido sem fio; robô aspirador de pó; ar-condicionado split; smart speaker (caixa de som e assistente de voz); ou cadeira gamer.

1° lugar: Profª Ivania Lanza Porcionato
EMEF Profª Maria Franco de Sousa Penariol, de Paraíso, SP
Prêmio: cadeira gamer

2° ligar: Profª Alessandra Liane Zink
E.E. Prof. Luiz Augusto de Oliveira, de São Carlos, SP
Prêmio: ar-condicionado split

3° lugar: Profª Joyce Evelym Gonçalves
E.E. Basílio da Gama, de Tiradentes, MG
Prêmio: smart speaker

Menção honrosa

A professora Suele de Souza Fontes Holanda, da Escolinha da Fazenda Aviação, que fica no município de Carmolândia, no estado do Tocantins, recebeu o reconhecimento da ABAG/RP pela dedicação em desenvolver a Etapa Digital com seus alunos, da creche ao oitavo ano, todos na mesma sala, e mesmo sem contar com internet na escolinha.

A Etapa Digital do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” continua até dezembro com novos conteúdos e premiações da Fase 2

No evento do dia 22 de outubro foi lançada a Fase 2 da Etapa Digital, com uma atividade batizada de Papo com o Especialista. O tema foi a “Importância da Biodiversidade na Agricultura”. O palestrante foi o pesquisador da Embrapa Amazônia, Alistair John Campbell.

Além da palestra, foi liberado o acesso ao Módulo 4, que tem como temática as abelhas. O conteúdo foi desenvolvido especialmente para a Etapa Digital do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” pela Associação Brasileira de Estudos da Abelha – A.B.E.L.H.A, que pertence ao quadro de associados da ABAG/RP.

A Fase 2 será desenvolvida até o início de dezembro, e os professores novamente terão a chance de se destacar nos concursos: SuperQuiz e Mestre Digital, e os alunos nos novos #Desafio. Nesta fase haverá também a premiação do Concurso Plano de Aula. Cada professor deverá fazer uma proposta de planejamento de aula introduzindo o tema agro na disciplina que leciona. O plano não precisa ser executado, mas precisa ser exequível. Ainda haverá o Prêmio Professor, e o reconhecimento da Escola Destaque, com um prêmio surpresa. O primeiro para o professor que somar mais pontos em todas as atividades, e o segundo para a escola que tiver mais participação e desempenho de seus professores e alunos.

A Etapa Digital 2021 do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” chegou a 102 cidades, de todas as regiões do Brasil. Estão conectados educadores de escolas urbanas e rurais, responsáveis pela formação de alunos desde os primeiros anos escolares até o ensino médio e profissional.

Professores de todas as regiões do Brasil são sempre bem-vindos, e poderão se inscrever a qualquer momento, ao longo de todo o ano, no www.agronegocionaescola.abagrp.org.br/. A adesão é livre, gratuita e voluntária.

O evento de premiação e encerramento do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” – Etapa Digital 2021 acontecerá no dia 10 de dezembro.

Para saber mais sobre o Programa Educacional “Agronegócio na Escola” acesse www.abagrp.org.br/programa-educacional-agronegocio-na-escola