Alta Floresta (MT) recebe a 14ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023

A 14ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023 acontecerá em Alta Floresta (MT), no dia 28 de setembro, e deve receber 360 animais provenientes de pecuaristas da região. A Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a organizadora e conta com a colaboração da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). A 25ª edição do Circuito, o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo, tem o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e da Friboi, que realiza a etapa em sua unidade no município.

“Nossas expectativas para a etapa em Alta Floresta são as melhores possíveis. Esperamos ver a participação de produtores dedicados, neloristas apaixonados e, é claro, a presença de animais de alta qualidade que demonstrarão o potencial do Nelore brasileiro. Acreditamos que o Mato Grosso continuará a brilhar e a contribuir significativamente para o sucesso desse campeonato”, destaca André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Com mais de 800 mil cabeças de gado, Alta Floresta contribui para a estatística de Mato Grosso, que possui mais de 34 milhões de bovinos. Esses números indicam a excelência da atividade pecuária na região, que é feita por uma combinação de fatores favoráveis, como clima, terras férteis e infraestrutura.

“Acreditamos que é uma oportunidade única para os criadores da região demonstrarem seu compromisso com a excelência na pecuária de corte, com animais que representam o resultado de anos de seleção criteriosa e dedicação à raça Nelore”, finaliza Locateli.

Novidades do campeonato

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.

Fonte: Graziele Oliveira – Texto Comunicação Corporativa