Antares recebe Goinfra em visita de cooperação técnica

O Antares Pólo Aeronáutico recebeu neste  mês de fevereiro a visita da gerência de aeródromos e da gerência de manutenção da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), oportunidade em que conheceram mais detalhes sobre o empreendimento em implantação em Aparecida de Goiânia. Recebidos pelo sócio do empreendimento, Marcos Bernardo Campos, e pelo engenheiro responsável pela obra, Breno Luiz Rojas, os técnicos da Goinfra conheceram as fases do projeto, desde a sua aprovação até a atual execução.

A ação de cooperação técnica também incluiu uma visita in loco à pista, cuja pavimentação inicia em maio. Com extensão de 1.980 metros, com largura 45m, alças de 45 graus, ela possuiu PCN (Número de Classificação do Pavimento) compatível para receber um Boeing 737-800. “Apesar da vocação inicial para a aviação geral do Antares, a pista está sendo preparada para receber aeronaves de maior porte”, explicou o engenheiro Breno Luiz Rojas.

A Goinfra é o órgão responsável por 25 aeródromos em Goiás, os quais estão passando por reformas para uma melhor segurança técnico e operacional. Este é um passo fundamental para o Governo do Estado criar as condições necessárias para se implantar e desenvolver uma malha regional de aviação em Goiás, que ocupa o 7º lugar no ranking nacional de número de aeronaves registradas, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Além de somar a este propósito e favorecer a aviação regional, o Antares Pólo Aeronáutico também será um ponto de manutenção, abastecimento e de encontros corporativos para a aviação geral brasileira, dada a localização geográfica centralizada em relação ao País.  Ele está a menos de 1 mil quilômetros de distância de cidades como São Paulo e Belo Horizonte; está também a 1,5 mil km de Salvador e 1,2 mil km do Rio de Janeiro, que são duas das principais capitais litorâneas do País; e ainda está a menos de 2 mil km de outras capitais, como Belém (no Norte do País) e Porto Alegre (no Sul).

A previsão é que a primeira fase do pólo aeronáutico seja inaugurada em 2024, com a entrega da pista, terminal de passageiros, estacionamento e um FBO de 3 mil metros quadrados.  Com área total de 2 milhões m², o Antares é um projeto capitaneado por um consórcio formado pelas empresas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e a RC Bastos Participações.

Fonte: Anderson Costa