Boom das especiarias é oportunidade para exportações

A demanda por culturas de especiarias de alto valor está aumentando em todo o mundo, dando às empresas confiança no estabelecimento de uma nova indústria focada na exportação no norte da Austrália e em outros lugares do mundo. Pesquisas realizadas na CQUniversity em Rockhampton descobriram que a mudança de gostos entre as classes médias para novos sabores e o uso de especiarias como ingredientes em produtos de saúde estavam contribuindo para o aumento da demanda global.

O professor associado da CQUniversity, Delwar Akbar, disse que a pesquisa revelou que, mesmo em um país importante produtor de especiarias como a Índia, as importações de certas especiarias triplicaram entre 2013 e 2018. “A análise de tendências indica que a demanda por todas essas especiarias, tanto nos mercados australianos quanto internacional, deve continuar aumentando nos próximos anos”, disse o Dr. Akbar.

“Isso representa uma grande oportunidade para o setor agrícola australiano substituir as importações atuais de especiarias da Austrália por culturas cultivadas localmente e para os agricultores se beneficiarem dos altos valores oferecidos”, completou.

O projeto Spicing up the North está avaliando a adequação das condições do norte da Austrália para a produção de cinco especiarias diferentes: gergelim preto, cominho, kalonji e erva-doce. O projeto é liderado pela CQUniversity e apoiado pelo parceiro da indústria AgriVentis Technologies.

“Na pendência da prova de sua adequação às configurações do norte da Austrália e de seus possíveis ajustes nos sistemas agrícolas do norte, serão necessárias pesquisas futuras para entender toda a cadeia de valor, incluindo pesquisas sobre oportunidades de valor agregado, para saúde e medicamentos “, disse o Dr. Akbar.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: DP Pixabay